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Processo educativo na perspectiva do cuidado domiciliar do paciente oncológico pediátrico : o olhar da família

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Processo educativo na perspectiva do cuidado domiciliar do paciente oncológico pediátrico : o olhar da família

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Título Processo educativo na perspectiva do cuidado domiciliar do paciente oncológico pediátrico : o olhar da família
Autor Menezes, Camila Lacourt
Orientador Issi, Helena Becker
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Educação em saúde
Enfermagem oncológica
Enfermagem pediátrica
Resumo A educação em saúde tem se revelado fundamental para proporcionar maior autonomia e discernimento aos cuidadores familiares no exercício do cuidado a seus filhos no domicílio. Reafirma-se, assim, o papel do enfermeiro nos programas educativos desenvolvidos com tal finalidade. Este estudo objetivou conhecer as informações apreendidas pelo cuidador principal a partir das orientações fornecidas pelo enfermeiro durante o preparo para a alta hospitalar do paciente oncológico pediátrico e se as mesmas estão sendo empregadas no domicílio. Trata-se de uma investigação exploratória descritiva com abordagem qualitativa, realizada na Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Pesquisa e Ética em Saúde/HCPA (CEP/HCPA), registrado sob o número 110108, tendo como participantes sete mães, cuidadoras principais, de crianças que estavam internadas na Unidade no máximo pela terceira vez. A coleta de informações foi realizada por entrevistas semi-estruturadas. Utilizando-se da análise temática na interpretação das informações, surgiram as seguintes categorias: Entendimento sobre o cuidado domiciliar; Voltando para casa; Contribuições da família para o programa educacional. Os resultados mostraram que conciliar a complexidade técnica do cuidado com a necessidade de orientação contínua não é um processo fácil. Para isso é necessário o redimensionamento dos processos de trabalho dos enfermeiros e a elaboração de estratégias para se atingir todas as demandas. Como um processo permanente de troca de saberes e compartilhamento de experiências, a educação em saúde tem se revelado fundamental ao observar as necessidades de aprendizado dos cuidadores, primando pela realizando de orientações de forma clara, com comunicação adequada e individualizada, empoderando-os dos instrumentos necessários para a construção de seu conhecimento e auxiliando no desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo. Assim, o estudo possibilitou alcançar a compreensão de que o adotar tais estratégias é possível contribuir para a melhoria do processo educativo desenvolvido pela enfermagem, auxiliar os pacientes e seus familiares a aceitar melhor a sua terapia e ter um maior controle de toda a experiência da doença.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35960
Arquivos Descrição Formato
000816240.pdf (1.294Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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