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dc.contributor.advisorIssi, Helena Beckerpt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Camila Lacourtpt_BR
dc.date.accessioned2012-01-03T01:18:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35960pt_BR
dc.description.abstractA educação em saúde tem se revelado fundamental para proporcionar maior autonomia e discernimento aos cuidadores familiares no exercício do cuidado a seus filhos no domicílio. Reafirma-se, assim, o papel do enfermeiro nos programas educativos desenvolvidos com tal finalidade. Este estudo objetivou conhecer as informações apreendidas pelo cuidador principal a partir das orientações fornecidas pelo enfermeiro durante o preparo para a alta hospitalar do paciente oncológico pediátrico e se as mesmas estão sendo empregadas no domicílio. Trata-se de uma investigação exploratória descritiva com abordagem qualitativa, realizada na Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Pesquisa e Ética em Saúde/HCPA (CEP/HCPA), registrado sob o número 110108, tendo como participantes sete mães, cuidadoras principais, de crianças que estavam internadas na Unidade no máximo pela terceira vez. A coleta de informações foi realizada por entrevistas semi-estruturadas. Utilizando-se da análise temática na interpretação das informações, surgiram as seguintes categorias: Entendimento sobre o cuidado domiciliar; Voltando para casa; Contribuições da família para o programa educacional. Os resultados mostraram que conciliar a complexidade técnica do cuidado com a necessidade de orientação contínua não é um processo fácil. Para isso é necessário o redimensionamento dos processos de trabalho dos enfermeiros e a elaboração de estratégias para se atingir todas as demandas. Como um processo permanente de troca de saberes e compartilhamento de experiências, a educação em saúde tem se revelado fundamental ao observar as necessidades de aprendizado dos cuidadores, primando pela realizando de orientações de forma clara, com comunicação adequada e individualizada, empoderando-os dos instrumentos necessários para a construção de seu conhecimento e auxiliando no desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo. Assim, o estudo possibilitou alcançar a compreensão de que o adotar tais estratégias é possível contribuir para a melhoria do processo educativo desenvolvido pela enfermagem, auxiliar os pacientes e seus familiares a aceitar melhor a sua terapia e ter um maior controle de toda a experiência da doença.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectEnfermagem oncológicapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleProcesso educativo na perspectiva do cuidado domiciliar do paciente oncológico pediátrico : o olhar da famíliapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000816240pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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