Repositório Digital

A- A A+

Violência intrafamiliar contra a criança e o adolescente : inserção nas políticas públicas e implicações à enfermagem

.

Violência intrafamiliar contra a criança e o adolescente : inserção nas políticas públicas e implicações à enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Violência intrafamiliar contra a criança e o adolescente : inserção nas políticas públicas e implicações à enfermagem
Autor Weissheimer, Carolina Bulhões
Orientador Motta, Maria da Graça Corso da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Cuidados de enfermagem
Políticas públicas
Violência familiar
Violência intra-familiar : Criança
Resumo A violência intrafamiliar contra a criança e o adolescente é uma temática cada vez mais abordada tanto pelos profissionais de saúde, como pelas instituições e as organizações de proteção infanto-juvenil, contudo constata-se que as equipes de saúde ainda enfrentam dificuldades relacionadas com as situações de maus-tratos a criança e o adolescente. O objetivo deste estudo foi identificar e descrever políticas publicas sobre a prevenção da violência intrafamiliar contra a criança e o adolescente e as suas implicações para a prática de enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica. A coleta das informações ocorreu a partir de livros, das bases de dados LILACS, BDENF, CAPES, BENF e SCIELO e dos sítios eletrônicos do senado federal, ministérios e secretarias de estado. Utilizou-se as palavras chaves violência na família, políticas públicas, criança, cuidado de enfermagem e adolescente. O período de inclusão dos artigos foi de 2000 a 2010. Foram identificadas 12 políticas públicas voltadas à proteção da criança e do adolescente. Constata-se a necessidade de notificação nos casos de suspeita ou confirmação de violência contra a criança e o adolescente. Além disso, acionar as redes de atenção a saúde, sendo imprescindível o trabalho interdisciplinar e educação permanente para a equipe de saúde considerando a pouca instrumentalização acerca das políticas publicas, bem como a identificação das redes de apoio do Sistema Único de Saúde e Organizações Não-Governamentais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35961
Arquivos Descrição Formato
000816243.pdf (859.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.