Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuimaraes, Lia Buarque de Macedopt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Érika Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:29:32Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/3599pt_BR
dc.description.abstractEste estudo trata da abordagem macroergonômica participativa para a identificação das demandas ergonômicas dos motoristas de ônibus urbano da cidade de Joinville, com utilização da metodologia participativa da Análise Macroergonômica do Trabalho (AMT) (GUIMARÃES, 2001c) e ferramental proposto no Design Macroergonômico (DM) (FOGLIATTO E GUIMARÃES, 1999). O estudo de caso foi realizado em uma empresa privada de transporte coletivo da cidade de Joinville. A aplicação da metodologia permitiu identificar as demandas ergonômicas prioritárias levantadas pelos motoristas de ônibus urbano da cidade de Joinville e os itens de design do seu posto de trabalho através da fase de apreciação. As demandas ergonômicas, bem como os itens de design foram comparados através do Teste Exato de Fisher com determinadas características da população constatando-se algumas associações significativas entre a satisfação dos motoristas e as variáveis que compõe cada construto. Estes resultados possibilitaram a formulação de recomendações que viabilize, em estudos futuros, a introdução de melhorias para o aumento da qualidade de vida dos motoristas. Os estudos também permitiram identificar uma afinidade da metodologia participativa com os motoristas de ônibus urbano, em que as mudanças podem ocorrer de forma gradativa e experiencial através de protótipos no caso das demandas referentes à posto de trabalho e físico ambiental, ou através de possíveis adaptações no conteúdo da tarefa do motorista no caso das demandas referentes à organização do trabalho. Tudo isto vislumbrando o atendimento, por ordem de importância, dos itens de demanda ergonômica levantados. Por fim, concluiu-se que para os motoristas de Joinville alguns fatores referentes a organização do trabalho estão entre os principais causadores dos constrangimentos aos quais são expostos enquanto executam sua tarefa, seguido por fatores físicos ambientais e posto do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis study is about the macroergonomic participation approach in order to identify the ergonomic demands of the urban bus drivers in Joinville city under Macroergonomic Work Analysis participation methodology (MWA) (GUIMARÃES, 2001c) and tools proposed for Macroergonomics Design (MD) (FOGLIATTO E GUIMARÃES, 1999). This case study was conducted in a public transport company of Joinville city. The use of this methodology allowed the identification of the most important demands told by the urban bus drivers and the design itens of their work station through the appreciation and diagnostic phases. The ergonomic demands as well as the design itens were compared through Fisher Exact Test with determined characteristics of the population where got verified some associations between the drivers satisfaction and the variations those compose each construct. These results allowed to formulate recommendations of life drivers quality improvement in the future. The studies also allowed to identify an affinity of the participative methodology to the urban bus drivers when changes could happen according to gradual and experience way through prototypes regarding to work station and environment physical demands or still possible task content adaptation of the driver for work organization demands. All these catching a glimpse of the service of ergonomic demand itens according to their importance. The conclusion was the Joinville bus drivers got constraint mainly due to work organization factors while working followed by work station factors and environment physical factors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransporte coletivo urbanopt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectMotoristaspt_BR
dc.titleConstrangimentos no posto do motorista de ônibus urbano segundo a visão macroergonômicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000402372pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programMestrado Prossionalizante em Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples