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Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico

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Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico

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Título Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico
Autor Zanette, Elisangela Torrilla
Orientador Cunha, Gilberto Dias da
Ribeiro, Jose Luis Duarte
Data 2003
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Mestrado Profissionalizante em Engenharia.
Assunto Academia de ginastica
Marketing de relacionamento
Planejamento estratégico
[en] Gym academies
[en] Loyalty
[en] Marketing
[en] Motivation
[en] Strategic planning
Resumo Neste estudo, buscou-se identificar as motivações humanas para a prática de atividade física, a fim de compreender os motivos de aderência e permanência dos indivíduos nas academias de ginástica, e a partir disso, contribuir para criar a base de uma estratégia de marketing voltada à fidelização de clientes de academias. Como metodologia, adotou-se a pesquisa descritiva como forma de aplicar conhecimentos na direção da solução de um problema específico, composto de duas etapas distintas: a primeira qualitativa (com caráter exploratório) e a segunda quantitativa (através da estruturação, aplicação de um questionário, para verificar e mensurar o comportamento dos consumidores de academias de ginástica). A partir da coleta, tabulação e análise dos resultados obtidos sobre a motivação dos clientes de academias, foi possível criar orientações para o planejamento estratégico voltado à fidelização dos clientes de academias de ginástica.
Abstract This study aimed at identifying the human motivations for physical activity in order to understand the causes of individuals’ adherence and permanence at gym academies. Next, it brought up a marketing strategy driven to academies’ customers loyalty. The methodology adopted the descriptive research as a way to apply knowledge to reach the solution of a specific problem. It was composed by two different stages: a qualitative (first - exploratory) and a quantitative stage. The quantitative stage contemplates the creation and appliance of a questionnaire in order to verify and measure the behavior of gym academies’ customers. From collection, tabulation and analysis of data concerning gym academies’ customers motivation it was possible to generate strategic policies, driven to customers of gym academies.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3601
Arquivos Descrição Formato
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