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Portal corporativo em universidades : uma metodologia para o processo de projeto

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Portal corporativo em universidades : uma metodologia para o processo de projeto

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Título Portal corporativo em universidades : uma metodologia para o processo de projeto
Outro título Corporate portal in universities: a methodology for design process
Autor Lima, Denise Aristimunha de
Orientador Silva, Regio Pierre da
Teixeira, Fabio Goncalves
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Desenvolvimento de produto
Design
Metodologia
Portal corporativo
[en] Design
[en] Methodology
[en] Product development
Resumo Os portais web em universidades devem ser funcionais, atendendo às demandas da comunidade acadêmica, sendo capazes de prover serviços e informações a diferentes públicos e incorporando novas funcionalidades. Isto é possível através do descobrimento de requisitos técnicos que abrangem gerenciamento de conteúdo, colaboração, segurança, integração e demais características encontradas em portais corporativos. Além disso, é necessário o comprometimento de uma equipe multidisciplinar atuando principalmente nas etapas iniciais de projeto. Este estudo tem por objetivo propor uma metodologia sistematizada para o processo de projeto de portais corporativos em universidades que atenda aos requisitos dos usuários típicos. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória pelos conteúdos referentes a portais corporativos e metodologias de projeto de produto. Além disso, estudou-se métodos advindos da engenharia de software e também o paradigma de orientação a objetos. Para a melhor utilização destes métodos e conhecimento de outras possibilidades foram feitos estudos de caso com duas equipes de universidades que mantém portais web. Assim, ao fi nal deste estudo foi concebida uma metodologia para o projeto de portais corporativos em universidades. E logo após, através de uma equipe multidisciplinar, houve a aplicação parcial desta metodologia no projeto de evolução do portal da Universidade da Região da Campanha.
Abstract The web portals in universities must be functional, meeting the demands of the academic community, being able to provide services and information to different audiences and adding new features. This is possible through discovering the technical requirements that include content management, collaboration, security, integration and other features found in enterprise portals. In addition, it is needed the commitment of a multidisciplinary team working mainly in the early stages of design. This study aims to propose a systematic methodology for the design process of corporate portals university that meets the requirements of typical users. For this, an exploratory survey was made to known the content about corporate portals and methodologies for product design. In addition, we studied methods coming from the software engineering and also object orientation. For the best use of these methods and knowledge of other possible, case studies were made with two teams from universities that maintains web portals. Thus, the end of this study was designed a methodology for the design of corporate portals in universities. And soon after, through a multidisciplinary team, there was the parcial application of this methodology in project development of the portal of Urcamp.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/36039
Arquivos Descrição Formato
000816067.pdf (7.462Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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