Repositório Digital

A- A A+

As competências da equipe de projeto no processo de desenvolvimento de aplicações web

.

As competências da equipe de projeto no processo de desenvolvimento de aplicações web

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As competências da equipe de projeto no processo de desenvolvimento de aplicações web
Outro título The competences of the design team in web applications development process
Autor Szabluk, Daniela
Orientador Silva, Tania Luisa Koltermann da
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Competência profissional
Desenvolvimento de produto
Design
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Competencies
[en] Design methodology
[en] Development process
[en] Digital products
[en] Web applications
Resumo Com o crescente potencial da world wide web, a criação e desenvolvimento de aplicações web se tornaram atividades extremamente profissionalizadas, envolvendo principalmente os mercados de Design e de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). As novas equipes de desenvolvimento têm caráter interdisciplinar, e são compostas por profissionais com perfis diferenciados, que acabam por incorporar novas combinações de competências e características de diferentes campos profissionais. Neste contexto, a presente pesquisa analisa as competências da equipe de desenvolvimento de aplicações web e os processos utilizados, a fim de traçar um paralelo entre o processo, o papel do profissional e as competências necessárias em cada etapa, por meio da realização de um estudo de caso. Os resultados permitiram a construção de um mapeamento que demonstra o alinhamento entre as competências da equipe de projeto e a metodologia de desenvolvimento de aplicações web, considerando todas as etapas do processo.
Abstract As world wide web has been increasing potentially, web applications creation and development have become highly professionalized activities, involving mainly Design and Information and Communication Technology areas. The new development teams have an interdisciplinary character, and are composed of professionals with different profiles, which eventually incorporate new competences and characteristics combinations of different professional areas. In this context, this research analyses the competences of the web applications development team and the used processes, in order to draw a parallel between the processes, the professional role and the wanted competences in witch stage through a study case. The results allowed constructing a map that exposes the alignment between the design team competences and the web applications development methodology, considering all process stages.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/36044
Arquivos Descrição Formato
000816091.pdf (9.203Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.