Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorLima, Aline Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-13T01:20:17Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36317pt_BR
dc.description.abstractA partir da minha experiência como professora durante o estágio curricular, surgiu o interesse em problematizar e discutir alguns dos dilemas docentes que enfrentei ao assumir o comando de uma turma de jardim A, com dezoito alunos, em uma escola pública de Porto Alegre. É intenção deste trabalho, assim, convidar os alunos do curso de pedagogia a repensar o papel do educador infantil, bem como fomentar o debate teórico acerca das questões que envolvem o trabalho dessa categoria profissional. Contudo, é importante frisar que o intuito desta pesquisa não foi procurar soluções absolutas, mas alternativas para enfrentar conflitos que aparecem no cotidiano do professor. A metodologia utilizada neste trabalho se deu a partir de registros meus elaborados na condição de estagiária. Esse conjunto de dados envolveu diários de aula e caminhadas de grupo. O estudo discutiu, assim, algumas problemáticas em relação à educação infantil, tais como: os limites da atuação do professor, o engessamento das rotinas escolares, a construção de limites. Problematizou, ainda, o preconceito social em torno do brincar, assim como a importância de se vislumbrar um ensino de artes qualificado. Propôs-se também a desmistificar a tarefa diária de planejar e, por fim, procurou discutir se este território de educação deve ser campo de alfabetização ou não. Após uma longa revisão teórica foi possível constatar que o campo do ensino infantil tem grande potencial para fortalecer o seu papel dentro da educação de nossas crianças.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleMergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817517pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples