Repositório Digital

A- A A+

Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização

.

Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização
Autor Silva, Carla Corrêa da
Orientador Thoma, Adriana da Silva
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Escolarização
Inclusão escolar
Narrativa
Resumo Essa pesquisa tem como objetivo conhecer as narrativas da escolarização de estudantes com deficiência (baixa visão, surdo, físico/motor) que estão realizando a pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como referencial teórico utilizo as noções de experiência e narrativas a partir de autores que trabalham na perspectiva dos Estudos Culturais, pois muitos estudos sobre inclusão escolar têm, em análises na atualidade, estreita relação com os Estudos Culturais. Nesses estudos se focalizam e problematizam questões da cultura, diferença, relação de poder e saber, identidade e práticas discursivas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da leitura e analise de documentos como: Memoriais e Dissertações de Mestrado, nos quais busco entender as trajetórias de escolarização de sujeitos surdos (2 alunos), com baixa visão (2 alunos) e deficiência física (1 aluno) que chegaram à pós-graduação, em seus anos iniciais de escolarização. Que desafios encontraram ao longo de suas vidas escolares? Em que espaços estudaram (escolas especiais, escolas comuns)? Que recursos e serviços de acessibilidade foram disponibilizados a eles para que pudessem chegar à pós-graduação? Para responder essas perguntas, a partir da leitura dos referidos materiais foram constituídas as seguintes unidades de análise: (1) constituição de identidades e da diferença; (2) desafios vividos nas trajetórias escolares; (3) espaços de escolarização e (4) acessibilidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36320
Arquivos Descrição Formato
000817535.pdf (634.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.