Um olhar sobre o poder disciplinar narrado em um diário de classe : a disciplina (não) funciona?
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Rathke, Júlia Porsch Timm | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-13T01:20:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/36325 | pt_BR |
dc.description.abstract | Na perspectiva dos Estudos Culturais pós-estruturalistas, este trabalho analisa algumas práticas disciplinares narradas no Diário de Classe da pesquisadora, referente ao período de estágio do curso de Pedagogia, junto a uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Busca-se localizar e analisar as relações de poder disciplinar nelas engendradas, tentando responder à questão: Por meio de quais estratégias se materializa o poder disciplinar nas práticas pedagógicas narradas no Diário de Classe do meu estágio de docência? A pesquisa configura-se como uma análise cultural, ancorada nos conceitos de disciplina, poder e sujeito inspirados em Michel Foucault. São pressupostos que a disciplina é uma construção sócio-cultural e que as práticas pedagógicas são, sempre, envolvidas em relações de poder. A produção dos dados empíricos deu-se pelo recorte de excertos do Diário de Classe que versavam sobre disciplina. O bloco analítico está dividido em três eixos, quais sejam, o disciplinamento como parte do currículo, tecnologias do disciplinamento e tecnologias do eu e a produção do autocontrole. Os achados indicam que a indisciplina pode ser uma forma dos alunos exercerem poder, ou seja, uma das complexidades que caracterizam as relações de poder na sala de aula. Uma possível resposta para a questão de pesquisa é que o poder disciplinar se materializou de diversas formas e funcionou, mas isso não garantiu a disciplina na escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Diário de classe | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre o poder disciplinar narrado em um diário de classe : a disciplina (não) funciona? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000817586 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)