Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorRathke, Júlia Porsch Timmpt_BR
dc.date.accessioned2012-01-13T01:20:19Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36325pt_BR
dc.description.abstractNa perspectiva dos Estudos Culturais pós-estruturalistas, este trabalho analisa algumas práticas disciplinares narradas no Diário de Classe da pesquisadora, referente ao período de estágio do curso de Pedagogia, junto a uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Busca-se localizar e analisar as relações de poder disciplinar nelas engendradas, tentando responder à questão: Por meio de quais estratégias se materializa o poder disciplinar nas práticas pedagógicas narradas no Diário de Classe do meu estágio de docência? A pesquisa configura-se como uma análise cultural, ancorada nos conceitos de disciplina, poder e sujeito inspirados em Michel Foucault. São pressupostos que a disciplina é uma construção sócio-cultural e que as práticas pedagógicas são, sempre, envolvidas em relações de poder. A produção dos dados empíricos deu-se pelo recorte de excertos do Diário de Classe que versavam sobre disciplina. O bloco analítico está dividido em três eixos, quais sejam, o disciplinamento como parte do currículo, tecnologias do disciplinamento e tecnologias do eu e a produção do autocontrole. Os achados indicam que a indisciplina pode ser uma forma dos alunos exercerem poder, ou seja, uma das complexidades que caracterizam as relações de poder na sala de aula. Uma possível resposta para a questão de pesquisa é que o poder disciplinar se materializou de diversas formas e funcionou, mas isso não garantiu a disciplina na escola.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectDiário de classept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleUm olhar sobre o poder disciplinar narrado em um diário de classe : a disciplina (não) funciona?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817586pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples