Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCabistani, Roséli Maria Olabarriagapt_BR
dc.contributor.authorNardin, Daniela Villanustrept_BR
dc.date.accessioned2012-01-17T01:19:32Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36358pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso é um recorte da vivência de estágio da autora numa classe de alfabetização na educação de jovens e adultos – EJA, ocorrida em Porto Alegre. O estudo versa sobre a importância da escrita, como dispositivo de produção de subjetividades dos alunos dentro da escola. É uma pesquisa exploratória apoiada no referencial teórico de González Rey sobre a produção de subjetividade. O material empírico que deu origem a esse questionamento é o diário de classe constituído na experiência docente como campo de reflexão. Durante as práticas pedagógicas, foi possível perceber marcas pessoais dos alunos nas produções escritas elaboradas em sala de aula, fazendo do processo da escrita um meio de subjetivação. As experiências e narrativas se cruzaram e por meio das palavras, sentidos foram buscados. Propomo-nos a pensar que, práticas comumente utilizadas pelos docentes podem se tornar instrumentos potentes para a formação dos educandos. A partir da produção escrita criadora, os sujeitos podem subjetivar-se, produzindo novas reflexões. A escrita então constitui-se em um dispositivo importante na vida dos alunos e compõe outros modos de existência, fortalecendo a autoria destes jovens e adultos que acendem à educação num tempo tardio. Nessa perspectiva a palavra não se apresenta só como código, mas como liberdade, permitindo ações autônomas, críticas e conscientizadoras, contribuindo para o desejo de aprender do aluno.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.titleA escrita tecendo sentidos : um instrumento de criação dos sujeitospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817566pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples