Repositório Digital

A- A A+

“Prof, quer brincar com a gente?”: lembranças de alunos sobre o professor que brinca no espaço escolar

.

“Prof, quer brincar com a gente?”: lembranças de alunos sobre o professor que brinca no espaço escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Prof, quer brincar com a gente?”: lembranças de alunos sobre o professor que brinca no espaço escolar
Autor Martini, Francine Viehbeck
Orientador Collares, Darli
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Brincadeira
Escola
Jogo
Professor
Resumo A presente pesquisa de conclusão de curso norteou-se na questão “De que maneira a prática do brincar de professores, em especial a minha – com seus alunos dentro do espaço escolar – marca sua presença nas lembranças dos alunos?”. Para seu desenvolvimento, procurou-se compreender qual é o significado de brincar/jogar para os alunos, e analisar como a presença do professor aparece nas lembranças dos alunos sobre a prática do brincar na escola, remetendo a minha ação docente, como forma de reflexão sobre a mesma. Para tanto e visto que a investigação se caracteriza como de abordagem qualitativa, foram utilizadas ferramentas da pesquisa etnográfica e ancorou-se nos estudos de Darli Collares, Tânia Fortuna, Janet Moyles, entre outros. Os sujeitos da pesquisa foram 16 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de 9 Anos de uma Escola Estadual da zona norte de Porto Alegre, na qual realizei meu estágio curricular obrigatório, da sétima etapa do curso e primeiro semestre do ano de 2011. As entrevistas foram realizadas em três etapas, contemplando o individual e o coletivo na manifestação de ideias. Através dos dados construídos foi possível constatar a importância do professor que leva o lúdico para o ambiente escolar e, principalmente, para a sala de aula, bem como a relevância da intervenção desse adulto perante as brincadeiras dos alunos, como forma de qualificar e possibilitar maiores aprendizagens nesses momentos, além de fortalecer a relação de afeto entre professor-aluno.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36359
Arquivos Descrição Formato
000817576.pdf (1.090Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.