![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/36362
Título | Educação de jovens e adultos : (de)form(ação)? |
Autor |
Gonçalves, Márcia Mesquita da Rosa
|
Orientador |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
|
Data | 2011 |
Nível | Graduação |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura. |
Assunto |
Educação de jovens e adultos
Formação Professor |
Resumo | Fruto de minhas inquietações com o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), este trabalho – acerca do docente no ambiente escolar e da articulação dos conteúdos, objetivos, metodologias e recursos utilizados – tem como objetivo analisar e refletir sobre a formação de professores de EJA, e seu modo de interação com discentes. A teoria de FREIRE sustenta a pesquisa com três turmas de alfabetização de jovens e adultos, Totalidade 1, de escolas da Rede Estadual de Ensino de Porto Alegre. Observações das atividades, falas e posturas dos presentes nas salas de aula, entrevistas semi-estruturadas com Docentes, coleta de registros e materiais utilizados em aula, transcrição das entrevistas e digitalização, no estudo exploratório faz um ir e vir entre os conceitos, a história da EJA e as implicações dos Docentes nos discentes. Ressalta a valia dos conhecimentos da formação inicial. Nem todos os profissionais egressos da academia irão, na prática, fazer trabalhos que condizem com a realidade dos discentes da modalidade, promovendo aulas criticas e dialógicas, mas elas são inéditos viáveis e existem. |
Tipo | Trabalho de conclusão de graduação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/36362 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000817597.pdf (957.4Kb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License