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Educação de jovens e adultos : (de)form(ação)?

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Educação de jovens e adultos : (de)form(ação)?

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Título Educação de jovens e adultos : (de)form(ação)?
Autor Gonçalves, Márcia Mesquita da Rosa
Orientador Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Formação
Professor
Resumo Fruto de minhas inquietações com o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), este trabalho – acerca do docente no ambiente escolar e da articulação dos conteúdos, objetivos, metodologias e recursos utilizados – tem como objetivo analisar e refletir sobre a formação de professores de EJA, e seu modo de interação com discentes. A teoria de FREIRE sustenta a pesquisa com três turmas de alfabetização de jovens e adultos, Totalidade 1, de escolas da Rede Estadual de Ensino de Porto Alegre. Observações das atividades, falas e posturas dos presentes nas salas de aula, entrevistas semi-estruturadas com Docentes, coleta de registros e materiais utilizados em aula, transcrição das entrevistas e digitalização, no estudo exploratório faz um ir e vir entre os conceitos, a história da EJA e as implicações dos Docentes nos discentes. Ressalta a valia dos conhecimentos da formação inicial. Nem todos os profissionais egressos da academia irão, na prática, fazer trabalhos que condizem com a realidade dos discentes da modalidade, promovendo aulas criticas e dialógicas, mas elas são inéditos viáveis e existem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36362
Arquivos Descrição Formato
000817597.pdf (957.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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