Repositório Digital

A- A A+

Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia

.

Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Processos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogia
Autor Lopes, Mariana Fonseca
Orientador Maffioletti, Leda de Albuquerque
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Curso de Pedagogia
Educação musical
História de vida
[en] Life stories
[en] Musical education
[en] Teacher development
Resumo Este trabalho acompanha a trajetória da formação musical de 56 estudantes que frequentam aulas de Educação Musical no curso de Pedagogia de uma universidade pública de Porto Alegre. O estudo tem por objetivo compreender o papel que a música desempenha na sua formação docente e de que modo as experiências anteriores com a música participam dos conteúdos musicais desenvolvidos em sala de aula. O material empírico constitui-se de depoimentos registrados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, comentários realizados pelas estudantes durante as aulas e tarefas escritas solicitadas pela professora da disciplina. Para aprofundar a compreensão, foram realizadas duas entrevistas-narrativas com as participantes que demonstraram interesse em narrar suas práticas pedagógicas com a música. Os eixos de análise emergiram das leituras do material empírico recolhido, os quais foram agrupados em torno de “lembranças musicais ao longo da vida”, “expressões da cultura”, “aprendizagens realizadas” e “percepção de si”. A partir desses eixos formou-se o fio condutor que explica de que modo os diferentes saberes se articulam na ampliação do conhecimento musical proposto pela disciplina. O aporte teórico baseou-se nas teorias de Histórias de Vida e os principais autores utilizados foram Marie-Christine Josso (2004-2010), Piérre Dominicé (2010) e Adéle Chiené (2010). Os resultados parciais da pesquisa mostraram que a presença da música na vida das estudantes e a familiaridade com as atividades musicais são fatores que influenciam de modo positivo a percepção de si mesma como pessoas musicais. Os conceitos musicais trabalhados em aula adquirem significado a partir do modo próprio de entender os elementos da música. O conhecimento musical parece ser melhor compreendido quando empregado para explicar as ações concretamente desenvolvidas em classe.
Abstract This monography follows the trajectory of musical formation of 56 students who attend Musical Education classes related to Pedagogy course at a public university in Porto Alegre, Brazil. The study intends to comprehend what part music plays in their development as teachers and in what way previous contact with music influence their learning. Empirical material consists in testimonies gathered on virtual learning enviroment Moodle, comments made by students during classes and written assignments requested by the teacher in charge of the class. To deepen understanding, there were two narrative interviews with participants who expressed interest in describing their pedagogical practice with music. The axis of analysis emerged from readings of the empirical material collected, which were grouped "musical memories throughout life", "cultural expressions", "learning that takes place" and "sense of self." From these axis a common thread that explains how different knowledge articulates in the proposed expansion of musical knowledge in the discipline was constituted. The theoretical approach was based on theories of Life Stories and the main authors used were Marie-Christine Josso (2004-2010), Pierre Dominicé (2010) and Adele Chiené (2010). Partial results showed that presence of music in the lives of students and familiarity with the musical activities are factors that positively influence their perception as musical people. The musical concepts worked on during classes seem to acquire meaning from the particular way of understanding the elements of music. Musical knowledge seems to be better understood when applied to explain the actions specifically developed in class.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36363
Arquivos Descrição Formato
000817601.pdf (350.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.