Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaffioletti, Leda de Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorLopes, Mariana Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-17T01:19:33Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36363pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho acompanha a trajetória da formação musical de 56 estudantes que frequentam aulas de Educação Musical no curso de Pedagogia de uma universidade pública de Porto Alegre. O estudo tem por objetivo compreender o papel que a música desempenha na sua formação docente e de que modo as experiências anteriores com a música participam dos conteúdos musicais desenvolvidos em sala de aula. O material empírico constitui-se de depoimentos registrados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, comentários realizados pelas estudantes durante as aulas e tarefas escritas solicitadas pela professora da disciplina. Para aprofundar a compreensão, foram realizadas duas entrevistas-narrativas com as participantes que demonstraram interesse em narrar suas práticas pedagógicas com a música. Os eixos de análise emergiram das leituras do material empírico recolhido, os quais foram agrupados em torno de “lembranças musicais ao longo da vida”, “expressões da cultura”, “aprendizagens realizadas” e “percepção de si”. A partir desses eixos formou-se o fio condutor que explica de que modo os diferentes saberes se articulam na ampliação do conhecimento musical proposto pela disciplina. O aporte teórico baseou-se nas teorias de Histórias de Vida e os principais autores utilizados foram Marie-Christine Josso (2004-2010), Piérre Dominicé (2010) e Adéle Chiené (2010). Os resultados parciais da pesquisa mostraram que a presença da música na vida das estudantes e a familiaridade com as atividades musicais são fatores que influenciam de modo positivo a percepção de si mesma como pessoas musicais. Os conceitos musicais trabalhados em aula adquirem significado a partir do modo próprio de entender os elementos da música. O conhecimento musical parece ser melhor compreendido quando empregado para explicar as ações concretamente desenvolvidas em classe.pt_BR
dc.description.abstractThis monography follows the trajectory of musical formation of 56 students who attend Musical Education classes related to Pedagogy course at a public university in Porto Alegre, Brazil. The study intends to comprehend what part music plays in their development as teachers and in what way previous contact with music influence their learning. Empirical material consists in testimonies gathered on virtual learning enviroment Moodle, comments made by students during classes and written assignments requested by the teacher in charge of the class. To deepen understanding, there were two narrative interviews with participants who expressed interest in describing their pedagogical practice with music. The axis of analysis emerged from readings of the empirical material collected, which were grouped "musical memories throughout life", "cultural expressions", "learning that takes place" and "sense of self." From these axis a common thread that explains how different knowledge articulates in the proposed expansion of musical knowledge in the discipline was constituted. The theoretical approach was based on theories of Life Stories and the main authors used were Marie-Christine Josso (2004-2010), Pierre Dominicé (2010) and Adele Chiené (2010). Partial results showed that presence of music in the lives of students and familiarity with the musical activities are factors that positively influence their perception as musical people. The musical concepts worked on during classes seem to acquire meaning from the particular way of understanding the elements of music. Musical knowledge seems to be better understood when applied to explain the actions specifically developed in class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher developmenten
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMusical educationen
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectLife storiesen
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.titleProcessos narrativos de formação musical em estudantes de pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817601pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples