Repositório Digital

A- A A+

A questão dos saberes na construção da docência em EJA

.

A questão dos saberes na construção da docência em EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A questão dos saberes na construção da docência em EJA
Autor Vieira, Magda Fontoura
Orientador Fischer, Maria Clara Bueno
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Formação
Professor
Resumo No trabalho argumenta-se que não é suficiente uma formação teórica para o exercício da docência em geral e, em específico, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo tem como base empírica o diário de campo da experiência de estágio no curso de Pedagogia da UFRGS, numa turma de EJA, cujos registros são analisados à luz de ideias centrais dos referenciais teóricos utilizados. A importância da experiência de vida e de trabalho, do professor e do aluno, para o exercício da docência são analisadas e teorizadas com o apoio de autores do Campo da Educação sobre as relações entre teoria e prática na docência, como Tardif (2000) e Freire (1996). Conforme Freire (1996), o ser humano é educável por ser consciente de sua “inconclusão”, sendo assim o professor também se constitui na presença do aluno, pois quem ensina aprende e aquele que aprende ensina ao aprender. Tardif (2000) argumenta que o trabalho transforma o trabalhador e por sua vez o trabalhador coloca um pouco de si em seu trabalho. As práticas, experiências e saberes que vivenciamos são mobilizados no trabalho docente. Percebe-se com este estudo a importância de da formação teórica integrada à prática, onde são forjados saberes necessários para a docência.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36364
Arquivos Descrição Formato
000817595.pdf (264.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.