Repositório Digital

A- A A+

Práticas domésticas de letramento e de alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental de nove anos

.

Práticas domésticas de letramento e de alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental de nove anos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas domésticas de letramento e de alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental de nove anos
Autor Costa, Maria Luciane Briddi
Orientador Trindade, Iole Maria Faviero
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Letramento
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva compreender como, aos seis anos, os alunos interpretam a funcionalidade da língua escrita no ambiente extra-escolar, nos convidando a pensar sobre as relações entre a escola e a família. Analisa as práticas domésticas de leitura e de escrita vivenciadas pelos alunos que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos de uma escola da rede estadual de ensino no município de Alvorada, no estado do Rio Grande do Sul. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, tendo como ferramentas metodológicas registros em desenho sobre tais práticas e entrevistas relacionadas à interpretação de tais produções. Permeiam este estudo os conceitos de alfabetização, letramento, práticas e eventos de letramento e de alfabetização. A análise dos dados produzidos deu-se em três partes: das práticas de leitura, das práticas de escrita e dos significados atribuídos a tais práticas. A realização das duas primeiras partes possibilitou, sobretudo, evidenciar que suportes e gêneros textuais são mais explorados na esfera doméstica e que usos recebem em outras esferas, como as do lazer, da educação, do trabalho e da religião. A última parte permitiu concluir o quanto o uso cotidiano das práticas de leitura e de escrita é necessário e importante em esferas diversas, contribuindo para uma atuação pedagógica da família tanto em relação a sua aquisição – alfabetização – quanto ao seu uso – letramento – por seus filhos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36366
Arquivos Descrição Formato
000817599.pdf (3.385Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.