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Algumas contribuições da militância estudantil para a formação docente na educação básica

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Algumas contribuições da militância estudantil para a formação docente na educação básica

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Título Algumas contribuições da militância estudantil para a formação docente na educação básica
Autor Aliardi, Pietra Vargas
Orientador Silva, Maria Beatriz Gomes da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação básica
Formação
Professor
Resumo Este estudo surgiu a partir da minha experiência como estudante ao longo da graduação em Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). Ao tornar-me militante do Diretório Acadêmico desta instituição percebi que as diversas aprendizagens que construía, enquanto discente do Curso, eram (re)significadas no momento em que os conhecimentos acadêmicos e a militância dialogavam formando nexos entre si. Busquei, então, descobrir se a participação dos sujeitos educandos, no Diretório Acadêmico da FACED, contribui para uma formação docente humana e emancipadora. Para tanto retomei as leituras de FERREIRA (2004), SILVA (2009), MORAES (2011) e TUCKMANTEL (2002). Para obter dados que corroborassem, ou não, com minha percepção, encaminhei, por meio eletrônico, questões relacionadas ao tema investigado para estudantes do Curso, militantes e ex-militantes. Como principais resultados desta busca, constatei: i) que o Curso, no atual contexto, não possibilita aos estudantes militantes um aprofundamento dos conhecimentos e das habilidades necessários à sua futura atuação, levando-os a outras buscas e experiências que se agreguem à sua formação; ii) que a formação política que se deu no Diretório Acadêmico facilitou a construção de nexos entre teoria e prática; e iii) que a partir da militância estudantil os sujeitos (re)significam a educação e a assumem a partir de uma perspectiva emancipatória. Considero que este tema, por ser tão pouco discutido, precisa ainda de maior investigação e debruçamento. Este estudo deseja ser apenas um ponto de partida para maiores reflexões.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36371
Arquivos Descrição Formato
000817612.pdf (356.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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