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dc.contributor.advisorSchneider, Sergiopt_BR
dc.contributor.authorFroehlich, Elisângelapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-17T01:19:38Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36377pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação discute, a partir de um estudo de caso, os condicionantes legais e as estratégias de governança utilizada na implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios de Dois Irmãos e Tapes (RS). Seu objetivo principal consiste em analisar as interfaces e os descompassos entre os dispositivos legais que regulamentam o Programa Nacional de Alimentação Escolar e as formas de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar. A pesquisa que deu origem ao estudo utilizou dados secundários, técnicas qualitativas de levantamento de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta. O presente trabalho mostra que atores sociais, gestores, produtores e consumidores, movidos por interesses e/ou necessidades distintas criam estratégias que, a partir de relações de poder e negociações, se aproximam provocando modificações no modelo dominante, sendo que o local potencializa este movimento pela proximidade entre os atores, possibilitando uma maior interação social com uma consequente institucionalização dos discursos e significados, tendo o Estado como um ator-chave na medida em que tem o poder de regulação. A conclusão sugere que programas alimentares como o PNAE têm a capacidade de aproximar a segurança alimentar, com vistas à melhoria da saúde pública de um lado, e a construção de mercados e políticas de abastecimento alimentar de outro, configurando-se como um importante aliado na formação de novos hábitos alimentares e uma possibilidade de incentivo ao desenvolvimento rural.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation discusses, in a case study perspective, the legal imposition and governance strategies used in implementing the National School Feeding Program (PNAE) in the countries of Dois Irmãos and Tapes (RS). Its main objective is to examine the interfaces and mismatches between the devices that regulate the National School Feeding Program and the ways of getting food from family farming for school meals. The research, which led to the study, used secondary data, qualitative techniques of data collection through semi-structured interviews and direct observation. This study shows that social actors, managers, producers and consumers, moved by interest and/or different needs, create strategies that, from power relations and negotiations, put them closer to each other leading to changes in the dominant model; the place also helps this movement by the proximity between the actors, allowing a better social interaction with a consequently institutionalization of speeches and meanings, where the State plays a key role, having the power to regulate. The conclusion indicates that food programs, like the PNAE, is capable of providing food security, trying to improve public health on one hand, and the construction of markets and food supply policies on the other hand, becoming an important ally by creating new nutritious habits and the possibility of stimulating rural development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool feedingen
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectFood and nutrition securityen
dc.subjectRural developmenten
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectDois Irmãos (RS)pt_BR
dc.subjectTapes (RS)pt_BR
dc.titleA capacidade de “fazer diferente” : os condicionantes legais e as estratégias de governança na implementação do programa de alimentação escolar em Dois Irmãos e Tapes (RS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000816859pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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