Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorLuduvico, Luciano Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-17T01:19:41Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36387pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, que se fundamenta na Epistemologia Genética de Jean Piaget, trata da investigação da noção de conservação de energia em alunos do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada a partir de situações experimentais com base no Método Clínico. Os sujeitos foram 17 alunos, com idade entre 16 e 18 anos, de uma escola estadual de Ensino Médio, da cidade de Porto Alegre. Foram encontrados três níveis de desenvolvimento para a noção de conservação de energia. Este trabalho aponta os rumos futuros da pesquisa em nível de doutoramento, na qual serão investigadas, em uma turma de Ensino Médio, as repercussões de uma estratégia de ensino baseada na noção de conservação de energia, tratada com tema transversal dentro de diferentes contextos da Física.pt_BR
dc.description.abstractThis work, which is based on Genetic Epistemology of Jean Piaget, researches the notion of conservation of energy in high school students. The data acquisition was performed from an experimental situation based on the Clinical Method. The subjects were 17 students, aged between 16 and 18 years old, from a state high school in the city of Porto Alegre. Were found three levels of development for the notion of conservation of energy. This work points out the future directions of research in doctoral level, which will be investigated in a group of high school students, the repercussions of a teaching strategy based on the notion of conservation of energy, treated like a cross-cutting theme within different contexts of Physics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleFísica e epistemologia genética : noção de conservação de energia em alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817169pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples