Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.contributor.authorAurich, Grace da Répt_BR
dc.date.accessioned2012-01-17T01:19:44Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36395pt_BR
dc.description.abstractJogos de verdade na constituição do bom professor de matemática é uma dissertação de mestrado que tem como objetivo de estudo discutir a relação estabelecida entre sujeitos licenciandos/estagiários de matemática e as verdades pedagógicas que os constituem como sujeitos morais. Como material investigativo, são tomados os ditos e os escritos de alunos do curso de licenciatura em matemática da UFRGS, capturados da dissertação de mestrado de Lenzi (2008), intitulada “Prática de ensino em educação matemática: a constituição das práticas pedagógicas de futuros professores de matemática”, com foco nos estágios de docência da formação inicial de professores e que evidencia os efeitos das relações de poder e verdade, através de discursos pedagógicos, na constituição e regulação de práticas pedagógicas. A análise desses ditos e escritos é realizada entendendo o sujeito como constituído discursivamente, através da clave foucaultiana, tendo a noção de jogos de verdade, perpassada pelo conceito wittgensteiniano de jogos de linguagem, como principal ferramenta para uma analítica discursiva dos modos de dizer-se e ver-se como bom professor de matemática, no espaço interinstitucional universidade-escola e na educação matemática contemporânea. Como possibilidades composicionais de um professor de matemática ético, são discutidas as maneiras pelas quais prescrições de caráter moral podem ser transformadas em condutas de caráter ético com efeitos estéticos no modo de conduzir-se do futuro professor de matemática.pt_BR
dc.description.abstractTruth games on the composition of a good mathematics teacher is a master dissertation which aims to discuss the relation between the mathematics students/trainee teachers and the pedagogical truths that constitute them as moral subjects. As research material, the students’ statements and writings from the teaching course in mathematics at UFRGS are analyzed, taken from Lenzi (2008) masters dissertation entitled "Practical learning in mathematics education: the constitution of the pedagogical practices of future math teachers." with a focus on teaching practice in the graduation course and that make evident the effects of the alliance between power and truth through pedagogical discourses in the constitution and regulation of pedagogical practices. The analysis of these statements and writings is made considering this subject as a discourse composition, through foucaultian clef, having the notion of truth games, over wittgensteinian concept of language games, as the main tool for a discourse analysis of the ways one says or sees him/herself as a good mathematics teacher in the university-school ambient and in the contemporary mathematical education. As compositional possibilities of an ethical mathematics teacher, it is discussed the ways in which prescriptions of moral character can be transformed in conducts of ethical character with esthetic effects in the way the math teacher to be can guide him/herself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher-education-mathematicsen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLanguage gamesen
dc.subjectTruth gamesen
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectSubjecten
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectMoralen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectEstheticen
dc.titleJogos de verdade na constituição do bom professor de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples