Repositório Digital

A- A A+

Utilização de jogos no ensino de matemática

.

Utilização de jogos no ensino de matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Utilização de jogos no ensino de matemática
Autor Becker, Nádia Rosele
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Computador na educação
Ensino
Jogos pedagógicos
Matemática
Resumo O presente trabalho surgiu de impressões do aprendizado na área da matemática. Realizei, durante o estágio, um trabalho com a utilização de jogos nas aulas, pois sempre tive a convicção de que as atividades lúdicas são bastante importantes para a aprendizagem. Busquei embasamento teórico em Fortuna, Freud, Piaget e em Vygotsky. A seguir, analisei a aprendizagem na matemática, ressaltando a importância das atividades lúdicas. Para isso, me embasei em Schneider, que alerta sobre o paradigma que se tornou a aprendizagem de matemática nas escolas. Finalmente, descrevo as atividades lúdicas que realizei durante a minha prática docente em uma turma de quarto ano da rede municipal de São Leopoldo, com o objetivo de trabalhar os conceitos matemáticos e lógicos adequados para a turma. Realizei várias atividades lúdicas, que classifico em três grupos: jogos de material concreto, jogos de lógica e jogos de informática. Chamo de jogos de material concreto aqueles em que os alunos utilizam material concreto na introdução de um conceito novo, ou na fixação de assuntos já vistos, para que eles compreendam melhor como se realiza o processo envolvido na operação. Jogos de lógica são aqueles que propõem desafios, envolvendo diferentes operações e situações, para que os alunos precisem usar sua criatividade e procurar alternativas. Jogos de informática são aqueles disponíveis em nosso Laboratório de Informática e que envolvem as operações já vistas, em atividades que estimulam a fixação ou desafios que incentivam o uso da imaginação na busca de sua resolução. Descrevo os jogos e cito comentários de alunos ou situações no desenvolvimento das atividades em sala.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36504
Arquivos Descrição Formato
000818127.pdf (267.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.