Repositório Digital

A- A A+

Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil

.

Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil
Autor Machado, Quélen Daiani Zanoelo
Orientador Rapkiewicz, Clevi Elena
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Criança
Educação infantil
Escola
Jogos pedagógicos
Socialização
Resumo A infância é uma etapa da vida na qual estão muito presentes as brincadeiras. A escola é um dos locais que pode e deve privilegiar momentos lúdicos para as crianças poderem vivenciar os benefícios da brincadeira. O foco deste trabalho é o estudo da relação entre a ludicidade e a socialização de crianças de cinco anos de idade, em turma de Educação Infantil, ingressantes no mundo escolar. Nesta temática são analisadas evidências coletadas durante o estágio da graduação em Pedagogia, realizado com uma turma de Educação Infantil, em uma escola pública de ensino fundamental da periferia de São Leopoldo. Também são estudados alguns pontos de vista de pais dos alunos e de alunos deste ano e de anos anteriores, através de questionários e falas espontâneas. Além das evidências, o trabalho é embasado em teorias de alguns autores, entre eles: Tânia Ramos Fortuna, Janet Moyles, Jean Piaget e Yves de La Taille. O estudo da ludicidade baseou-se na análise de brincadeiras espontâneas e dirigidas e brinquedos de faz de conta, buscando entender de que forma estas atividades levam à socialização e a compreensão de regras morais e sociais, no ambiente escolar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar qual é o papel da escola no processo de socialização infantil, principalmente através da ludicidade, e de que forma a atuação dos professores durante as brincadeiras pode interferir e colaborar neste processo. Através desta pesquisa chegou-se a conclusão de que a ludicidade vivenciada na escola, na etapa da Educação Infantil, colabora com aprendizagens sociais e morais, facilitando também o processo de socialização infantil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36506
Arquivos Descrição Formato
000818134.pdf (2.146Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.