Repositório Digital

A- A A+

Currículo e metodologia da EJA : uma questão em reconstrução

.

Currículo e metodologia da EJA : uma questão em reconstrução

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Currículo e metodologia da EJA : uma questão em reconstrução
Autor Marquez, Sandra
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Currículo
Educação de jovens e adultos
Metodologia do ensino
Resumo Este trabalho procura refletir sobre a metodologia, currículo, público e postura dos docentes da Educação de Jovens e Adultos/EJA. Esta reflexão foi realizada por meio de uma busca da história da EJA no Brasil e suas perspectivas futuras. Assim, é possível relacionar a realização do estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourdes Fontoura da Silva na cidade de Sapucaia do Sul com as etapas iniciais no primeiro semestre deste ano de 2010. Percebi, ao longo do estágio, a necessidade que se faz presente de se rever e reelaborar o currículo e a metodologia da EJA, a fim de buscar uma melhor formação e informação para os alunos e com isto maior interesse e participação dos mesmos nas atividades curriculares destas etapas. Durante a realização do estágio, percebi que o universo da EJA está muito estanque. Observam-se professores realizando atividades iguais às realizadas com o currículo regular, ou seja, por muitos momentos as aulas são infantilizadas. A educação é de maneira bancária e contrária a tudo que aprendemos e construímos durante a formação acadêmica, uma educação inclusiva e democrática. Inicio o trabalho relatando um pouco da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, buscando o seu contexto histórico, cultural e social. Apresento as diversas modalidades de ensino que se fizeram presentes e a evolução destas ao longo do tempo. É feita uma análise do currículo da EJA, pois o que me foi apresentado pela instituição para desenvolver com os alunos, me pareceu fragmentado e sem vínculo com a realidade dos mesmos. A metodologia apresentada pela escola entra em conflito com os estudos desenvolvidos, visto que na educação atual estamos priorizando a aprendizagem por projetos. O perfil do professor da EJA entra em discussão, visto que o aluno desta modalidade de ensino é bem diferente do ensino regular e com isto se faz necessário um professor com um perfil diferente: dinâmico, atualizado, inovador, construtor, desafiador, questionador, respeitando a diversidade que se faz presente. Para finalizar, destaco quais são as tendências para a EJA com relação a currículo e metodologia, tendências que não serão uma afirmação, mas propostas para a Educação de Jovens e Adultos, já que este não é um campo fechado. Está sempre em constante reflexão, reelaboração e construção.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36507
Arquivos Descrição Formato
000818141.pdf (547.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.