Repositório Digital

A- A A+

Práticas de letramento na educação infantil : compreendendo a função social da escrita

.

Práticas de letramento na educação infantil : compreendendo a função social da escrita

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas de letramento na educação infantil : compreendendo a função social da escrita
Autor Oliveira, Sheila Cristina Mallmann de
Orientador Rapkiewicz, Clevi Elena
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Educação infantil
Gênero textual
Letramento
Resumo Na sociedade contemporânea a leitura, escrita e oralidade como artefatos culturais são muito importantes nos processos de coleta, produção e disseminação da informação, pois se tornaram um bem indispensável para se enfrentar o cotidiano. Por exemplo, um sujeito que pretende localizar um endereço, tomar um ônibus ou realizar uma entrevista de emprego precisa saber ler e expressar-se de forma adequada . Sem contar que muitas funções hoje exigem a capacidade de digitação e familiaridades com interfaces digitais, tais como os caixas de supermercado, os vendedores de loja, os porteiros de prédios entre outras. Nesse contexto este trabalho traz um estudo de caso sobre práticas de letramento na Educação Infantil com crianças de faixa etária entre quatro e cinco anos, efetuadas durante o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade a Distância da UFRGS. O objetivo do estudo de caso foi investigar práticas de letramento a partir do trabalho com gêneros textuais, envolvendo os alunos em situações reais e significativas do uso da linguagem a fim de que compreendessem a função social da escrita. Desta forma através do trabalho com gêneros, como o bilhete, a receita culinária, o diário, a biografia, os alunos perceberam efetivamente que se pode escrever para comunicar alguma coisa, para auxiliar a memória, para obter informações, para relatar e compartilhar pensamentos, emoções e acontecimentos vividos; para registrar informações sobre personalidades importantes entre outras coisas. E que da mesma forma recorremos à escrita, através da leitura, para, também, se obter informações, e buscar entretenimento. Outra questão pertinente que foi investigada ao longo desta pesquisa é se o trabalho com gêneros textuais motiva o aluno a desenvolver a escrita. Nessa perspectiva, ao trabalhar com textos diversos e principalmente com produções coletivas evidenciei a importância de propor situações em que o professor seja o escriba e o aluno possa observá-lo, pois visualizar o momento do registro de um texto permite que o aluno observe a direção da escrita, o traçado das letras, a segmentação de palavras e frases, a pontuação, a estrutura do texto. Finalmente constato que vivenciar práticas de letramento na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências comunicativas e lingüísticas essenciais as aprendizagens futuras.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36509
Arquivos Descrição Formato
000818155.pdf (543.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.