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dc.contributor.advisorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Sheila Cristina Mallmann dept_BR
dc.date.accessioned2012-01-18T01:20:42Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36509pt_BR
dc.description.abstractNa sociedade contemporânea a leitura, escrita e oralidade como artefatos culturais são muito importantes nos processos de coleta, produção e disseminação da informação, pois se tornaram um bem indispensável para se enfrentar o cotidiano. Por exemplo, um sujeito que pretende localizar um endereço, tomar um ônibus ou realizar uma entrevista de emprego precisa saber ler e expressar-se de forma adequada . Sem contar que muitas funções hoje exigem a capacidade de digitação e familiaridades com interfaces digitais, tais como os caixas de supermercado, os vendedores de loja, os porteiros de prédios entre outras. Nesse contexto este trabalho traz um estudo de caso sobre práticas de letramento na Educação Infantil com crianças de faixa etária entre quatro e cinco anos, efetuadas durante o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade a Distância da UFRGS. O objetivo do estudo de caso foi investigar práticas de letramento a partir do trabalho com gêneros textuais, envolvendo os alunos em situações reais e significativas do uso da linguagem a fim de que compreendessem a função social da escrita. Desta forma através do trabalho com gêneros, como o bilhete, a receita culinária, o diário, a biografia, os alunos perceberam efetivamente que se pode escrever para comunicar alguma coisa, para auxiliar a memória, para obter informações, para relatar e compartilhar pensamentos, emoções e acontecimentos vividos; para registrar informações sobre personalidades importantes entre outras coisas. E que da mesma forma recorremos à escrita, através da leitura, para, também, se obter informações, e buscar entretenimento. Outra questão pertinente que foi investigada ao longo desta pesquisa é se o trabalho com gêneros textuais motiva o aluno a desenvolver a escrita. Nessa perspectiva, ao trabalhar com textos diversos e principalmente com produções coletivas evidenciei a importância de propor situações em que o professor seja o escriba e o aluno possa observá-lo, pois visualizar o momento do registro de um texto permite que o aluno observe a direção da escrita, o traçado das letras, a segmentação de palavras e frases, a pontuação, a estrutura do texto. Finalmente constato que vivenciar práticas de letramento na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências comunicativas e lingüísticas essenciais as aprendizagens futuras.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titlePráticas de letramento na educação infantil : compreendendo a função social da escritapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000818155pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localSão Leopoldo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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