Repositório Digital

A- A A+

Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar

.

Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar
Autor Vitoria, Zilma Romero
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Cotidiano escolar
Projeto pedagógico
Resumo Este trabalho traz reflexões de uma prática docente realizada no primeiro semestre do ano letivo de dois mil e dez em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola. Maria Edila da Silva Schmidt da Rede Municipal de são Leopoldo. Estas reflexões destacam diferentes questionamentos sobre ações e práticas proporcionadas através de estratégias elaboradas a partir do uso da Metodologia de Trabalhos com Projetos, bem como as transformações que estas ações acarretaram no cotidiano de sala de aula e no contexto que envolve conteúdos, aprendizagem democrática e autônoma. Durante esta prática de estágio as ações propostas aos alunos promoveram mudanças no cotidiano de sala de aula surgindo diferentes formas no aprender onde a coletividade, a socialização, o interesse e a preocupação em resolver diferentes questionamentos deram um maior siguinificado às descobertas e as experiências já existentes provocando um aprender repleto de curiosidades, idéias e muita criatividade. As reflexões que promoveram este trabalho fundamentaram-se nos processos de mudanças e de rupturas que aconteceram no meu fazer diário, pois o uso desta metodologia provocou um novo olhar diante de experiências que trazia anteriormente gerando novas possibilidades no planejar. Este trabalho revela uma releitura na forma de propor atividades e de como estas propostas foram entendidas no contexto de sala de aula levando os alunos que passivamente ficavam sentados em suas cadeiras enfileiradas a agirem em construção dos seus conhecimentos assumindo posturas que justificavam a ansiedade e o interesse em quererem responder a diferentes questões que davam siguinificado às coisas e fatos que faziam parte do contexto escolar e de seus cotidianos. Apresento também reflexões sobre um fazer didático que foi além dos muros da escola e que provocou na comunidade escolar um entender diferenciado a respeito do dia a dia de sala de aula. Este fazer diário revela olhares e posturas não só dos pais diante do aprendizado de seus filhos, mas também revela a visão da escola perante os movimentos gerados pelas atividades diferenciadas e pouco conteudistas. Através desta releitura e das reflexões feitas durante meu período de estágio destaco o entendimento que fiz a respeito de “como” e de que “forma” meu aluno quer aprender, destaco as inúmeras possibilidades que pude buscar desde o momento em que não mais deliberei atividades que os direcionassem às respostas de “como, onde e por que” as coisas e fatos acontecem em torno do mundo. Ao propor ações e subsídios para que pudessem produzir diferentes caminhos pude vê-los compondo um entender com significado e autonomia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36519
Arquivos Descrição Formato
000818207.pdf (217.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.