Repositório Digital

A- A A+

Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre

.

Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre
Autor Canabarro, Maria Margarete
Orientador Porto, Leonardo Sartori
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Ensino fundamental
Projeto pedagógico
Resumo A proposta deste trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões feitas a partir do meu estágio curricular referente do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura à distância (PEAD). A referida prática docente foi realizada no primeiro semestre de 2010 (abril a junho), em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, na escola Jardim Planalto no município de Esteio. Entender de que modo os Projetos de Aprendizagem (PAs) contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos alunos foi a questão inicial desta pesquisa. A realização de PAs e sua ligação direta com o desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem dos alunos foram outros questionamentos levantados durante o processo. Faço também um breve relato quanto à contribuição das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola como um todo, além de refletir sobre meu olhar como professora diante desta metodologia e da construção do conhecimento. Este trabalho constituiu-se a partir da reflexão sobre minha prática no estágio – traçando um paralelo com minha experiência anterior ao PEAD –, da observação e análise das falas e produções dos alunos, juntamente com uma pesquisa teórica. Neste período do estágio foram desenvolvidos quatro PAs, que tiveram origem em questões trazidas pelos alunos, de seu interesse e curiosidade, os quais são: a invenção da escrita, a ciência, animais em extinção e o sentido da visão. A partir destas temáticas foram construídos blogs para a publicação das pesquisas e aprendizagens de cada grupo. As TICs, mais especialmente a Internet, foram um suporte essencial para a realização dos PAs, além de propiciar aos alunos uma nova forma de organização do trabalho da turma, também colaboraram para a qualificação das relações de convivência do grupo como um todo. O papel do professor toma nova forma na realização de PAs, visto que agora muito mais do que instruir os alunos, seu propósito é orientá-los a construir o próprio conhecimento através de intervenções que articulem as dúvidas trazidas inicialmente aos conteúdos implícitos nos temas elencados, é fundamental que estas intervenções os desafiem a pesquisar e a aprender a aprender. Conclui-se então que a aplicação de PAs aliada à utilização das TICs pode contribuir para uma nova configuração do processo de ensinar e de aprender, levando seus protagonistas a encontrarem formas mais autônomas e cooperativas de lidar com o próprio conhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36521
Arquivos Descrição Formato
000818211.pdf (873.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.