Repositório Digital

A- A A+

O centro de interesses visto como uma das estratégias válidas para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : “...isso eu sei profe!”

.

O centro de interesses visto como uma das estratégias válidas para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : “...isso eu sei profe!”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O centro de interesses visto como uma das estratégias válidas para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : “...isso eu sei profe!”
Autor Barbosa, Ana Maria Konrath
Orientador Petersen, Ana Maria de Barros
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Centro de interesse
Inclusão escolar
Necessidades educacionais especiais
Planejamento
Resumo O presente trabalho origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia, realizado em 2010/1, com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Sapiranga/RS. O objetivo deste estudo é identificar a importância do professor trabalhar com seu aluno, os assuntos de interesse dele, principalmente o aluno com necessidades especiais, valorizando suas vivências, suas experiências, sua realidade levando em consideração o contexto de vida, como se apresentaram na realidade escolar, naquele momento, como os alunos se beneficiaram, ou não e, principalmente, que modificações senti na minha prática pedagógica. Vejo a organização curricular por Centro de Interesses, um método pedagógico que consiste em centrar os temas de estudo de acordo com os interesses dos alunos, como um diferencial importante no processo de inclusão, porque constrói uma outra lógica educativa, centrada na capacidade individual de aprendizagem, amplia possibilidades de construção do conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa do aluno, considerando suas características singulares quanto ao desenvolvimento, interesse e experiências vivenciadas. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar. Visa possibilitar a formação de alunos reflexivos, participativos e atuantes em um mundo cada vez mais globalizado. Neste trabalho eu saliento a importância do planejamento do professor deve ser flexível, pois cada turma tem características próprias, diferentes níveis de entendimento sobre certos assuntos e alunos com capacidades e dificuldades diversas. Sendo assim, o professor deve estar apto a formular um planejamento de acordo com a realidade de cada turma, não esquecendo dos momentos de brincadeiras e jogos, pois a criança não apenas de diverte, ela recria e interpreta o mundo em que vive, se relaciona com o mesmo. Brincando, a criança aprende e ensina.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36528
Arquivos Descrição Formato
000818236.pdf (984.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.