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dc.contributor.advisorPetersen, Ana Maria de Barrospt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Ana Maria Konrathpt_BR
dc.date.accessioned2012-01-18T01:20:50Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36528pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia, realizado em 2010/1, com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Sapiranga/RS. O objetivo deste estudo é identificar a importância do professor trabalhar com seu aluno, os assuntos de interesse dele, principalmente o aluno com necessidades especiais, valorizando suas vivências, suas experiências, sua realidade levando em consideração o contexto de vida, como se apresentaram na realidade escolar, naquele momento, como os alunos se beneficiaram, ou não e, principalmente, que modificações senti na minha prática pedagógica. Vejo a organização curricular por Centro de Interesses, um método pedagógico que consiste em centrar os temas de estudo de acordo com os interesses dos alunos, como um diferencial importante no processo de inclusão, porque constrói uma outra lógica educativa, centrada na capacidade individual de aprendizagem, amplia possibilidades de construção do conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa do aluno, considerando suas características singulares quanto ao desenvolvimento, interesse e experiências vivenciadas. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar. Visa possibilitar a formação de alunos reflexivos, participativos e atuantes em um mundo cada vez mais globalizado. Neste trabalho eu saliento a importância do planejamento do professor deve ser flexível, pois cada turma tem características próprias, diferentes níveis de entendimento sobre certos assuntos e alunos com capacidades e dificuldades diversas. Sendo assim, o professor deve estar apto a formular um planejamento de acordo com a realidade de cada turma, não esquecendo dos momentos de brincadeiras e jogos, pois a criança não apenas de diverte, ela recria e interpreta o mundo em que vive, se relaciona com o mesmo. Brincando, a criança aprende e ensina.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectCentro de interessept_BR
dc.titleO centro de interesses visto como uma das estratégias válidas para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : “...isso eu sei profe!”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000818236pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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