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Avaliação do papel da universidade corporativa do banco Alfa no desenvolvimento profissional dos funcionários

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Avaliação do papel da universidade corporativa do banco Alfa no desenvolvimento profissional dos funcionários

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Título Avaliação do papel da universidade corporativa do banco Alfa no desenvolvimento profissional dos funcionários
Autor Oliveira, Marcelo Brandão de
Orientador Costa, Silvia Generali da
Co-orientador Souza Júnior, Roberto Tadeu de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Aprendizagem organizacional
Ensino à distância
Universidade corporativa
Resumo O presente trabalho tem como objetivo geral identificar e descrever, por meio da percepção dos funcionários do Banco Alfa, quais são as contribuições da Universidade Corporativa (UC) no desenvolvimento profissional dos funcionários que atuam no atendimento à Pessoa Jurídica vinculados a Micro Região de Novo Hamburgo. Adotou-se para o presente estudo o conceito de UC definido por Meister (1999, p.29), “um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização”. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso e como campo de investigação a Universidade Corporativa do Banco Alfa, Microrregião de Novo Hamburgo. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a 15 funcionários do banco alfa e posteriormente analisados conforme o modelo dos quatro níveis de avaliação proposto por Donald Kirkpatrick (1959). Somam-se a esses os dados secundários obtidos junto ao Banco, os quais permitiram completar a análise proposta por Kirkpatrick. O resultado da análise de documentos apontou que o objetivo da UC é ser percebida pelos funcionários como um importante espaço de desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para a melhoria do desempenho organizacional e para o fortalecimento da imagem institucional do Banco. A análise das entrevistas mostrou que os funcionários concordam de maneira geral que a UC gera uma vinculação entre os indivíduos e a estratégia organizacional. Concluiu-se também que a maioria os funcionários pesquisados têm uma boa aceitação da metodologia utilizada pela UC, mas questionam a qualidade de alguns treinamentos, bem como a sua vinculação com as atividades práticas. Recomenda-se para futuros estudos que seja ampliado e diversificado o universo de pesquisa para um aprofundamento das análises e possível generalização do resultado, além da utilização do 5º nível de avaliação (ROI) proposto por Jack Phillips (1973) como complemento aos quatro níveis propostos por Kirkpatrick (1959).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36660
Arquivos Descrição Formato
000792051.pdf (524.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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