Repositório Digital

A- A A+

Gestão ambiental : estudo de caso em uma agência bancária

.

Gestão ambiental : estudo de caso em uma agência bancária

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão ambiental : estudo de caso em uma agência bancária
Autor Betat, Marcelo Pimentel
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Co-orientador Bossle, Marilia Bonzanini
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Desenvolvimento sustentável
Gestão ambiental
Marketing social
Resumo Com as transformações que ocorreram a partir das décadas de 60, 70 e 80, a preocupação com o meio ambiente ganhou uma atenção muito especial pelo homem moderno. Houve uma conscientização maior na proteção ao meio ambiente, pois se verificou que os recursos naturais não são inesgotáveis e que a forma de produção a partir da Revolução Industrial tem levado ao colapso a renovação dos recursos de matérias primas, levando a escassez e a deficiência da manutenção do atual processo produtivo. Buscam-se por parte de Administradores e Empresários a implementação de programas de Gestão Ambiental que visem uma melhoria dos processos de produção que tragam economicidade e um desenvolvimento sustentável. Na literatura, observam-se diversos trabalhos sobre as melhores práticas de Gestão Ambiental nas empresas, mas pouco se fala sobre a influência do tema no cotidiano das pessoas envolvidas nas organizações, eis que surge a questão de pesquisa do presente trabalho: Como a Gestão Ambiental é percebida pelo corpo funcional de uma agência bancária e se os colaboradores aderem e executam satisfatoriamente as políticas implementadas pela empresa? Neste intento, como método de pesquisa foi utilizado um estudo de caso com a aplicação de um questionário com os funcionários de uma agência bancária, onde o objetivo principal foi avaliar a percepção do corpo funcional acerca do tema de gestão ambiental, com a intenção de verificar o grau de comprometimento dos colaboradores com as políticas corporativas e os reflexos que podem advir nos resultados da organização e, com os objetivos específicos de (1) levantar dados sobre as estratégias da empresa como parte do programa de Gestão Ambiental e (2) verificar que tipos de ações praticadas pelos funcionários interferem de forma positiva ou negativa em termos operacionais na empresa e também (3) identificar as sugestões de ações apontadas pelos colaboradores e que podem ser implementadas no ambiente de trabalho visando economicidade, sustentabilidade, melhorias no ambiente funcional e respeito ao meio ambiente. Como principal resultado deste estudo, observou-se que o sucesso da implementação de um programa empresarial de gestão ambiental é diretamente proporcional à conscientização e atuação de todos os stakeholders envolvidos na organização e que resultados positivos podem se reverter em economicidade, melhor ambiente funcional para os funcionários e clientes e uma vantagem competitiva da empresa frente ao mercado proporcionado pelo marketing social. Entre os limitadores encontrados em produzir o presente estudo, destaca-se a posição adotada em não identificar a Instituição em que foi realizado o trabalho, mas que não chegou a interferir nos resultados obtidos, pois em se tratando de um estudo de caso empírico e específico, seus resultados não podem ser replicados a outras agências bancárias congêneres.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36661
Arquivos Descrição Formato
000792068.pdf (1.687Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.