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A avaliação de desempenho por competências e sua relação com o aprimoramento profissional

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A avaliação de desempenho por competências e sua relação com o aprimoramento profissional

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Título A avaliação de desempenho por competências e sua relação com o aprimoramento profissional
Autor Lima, Marcos Ubirajara da Silva
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Co-orientador Höpner, Aline
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Avaliação de desempenho
Capacitação profissional
Gestão de desempenho por competências
Resumo Como efeito da globalização dos mercados, dos avanços tecnológicos e de maior acesso as informações, as empresas vêm passando por transformações que exigem delas agilidade na tomada de decisões e respostas rápidas ao mercado. Essas mudanças impactam na cultura, na estrutura organizacional das empresas e nas relações interpessoais. Para enfrentar esses desafios, as pessoas passam a ser o diferencial nas organizações, sendo exigido delas um novo perfil. Diante dessa economia do conhecimento e das competências, as organizações buscam na avaliação de desempenho, um instrumento que possibilite criar alternativas de mensurar e relacionar as pessoas aos resultados das mesmas. Este buscou analisar a avaliação de desempenho por competências e sua relação com o aprimoramento profissional dos funcionários de instituição financeira federal, localizados numa agência do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso, e utilizou-se de pesquisa quantitativa, envolvendo as opiniões e percepções de 22 (vinte) funcionários da instituição, denominada neste estudo, de Banco Beta. Compreendeu-se a busca pelo processo de avaliação de desempenho por competências, vigente na instituição, tendo relação com o aprimoramento profissional dos funcionários, e também como está estruturado o programa de avaliação de desempenho por competências. Procurou-se também verificar quais perspectivas da avaliação de desempenho por competências que mais contribuem com o aprimoramento profissional. Nesse contexto, o estudo discorreu notadamente sobre as principais formas de avaliação de desempenho abordadas na literatura contemporânea. Os resultados apresentados permitem sugerir outros estudos, visando maior aprofundamento nesta questão gerando um processo contínuo de melhoria na gestão de pessoas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36662
Arquivos Descrição Formato
000792080.pdf (431.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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