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O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria

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O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria

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Título O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria
Autor Machado, Marcus Alan
Orientador Costa, Silvia Generali da
Co-orientador Höpner, Aline
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Hotelaria
Recursos humanos
Treinamento de funcionários
Resumo O Turismo vem ganhando destaque em âmbito nacional, em especial o setor hoteleiro. Basicamente composto por empresas familiares, o setor hoteleiro passou por grandes transformações com a entrada de empresas estrangeiras no país. Por estar inserido dentro do setor de serviços, o hotel tem como seu principal capital o fator humano. Assim, a qualificação de sua mão-de-obra tornou-se o fator essencial para agregar valor ao serviço prestado e promover sua diferenciação em um mercado competitivo. Sendo o treinamento e desenvolvimento o meio utilizado para aquisição de competências, os recursos humanos da empresa devem estar alinhados à sua missão estratégica. O objetivo do presente estudo é verificar como ocorre o treinamento e desenvolvimento junto aos funcionários da recepção de um hotel no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa. O meio de coleta de dados utilizado foi o questionário, o qual foi aplicado tanto para funcionários de cargo gerencial quanto de nível operacional no setor de recepção. A pesquisa evidenciou se os funcionários da recepção consideram adequado o treinamento que a empresa oferece e a sua percepção acerca das práticas adotadas. Os resultados encontrados poderão contribuir para uma visão geral da estruturação da área de Recursos Humanos em empresas hoteleiras, no sentido de aprimorar as ações de treinamento e desenvolvimento e promover a solução de problemas encontrados no ramo hoteleiro.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36663
Arquivos Descrição Formato
000792085.pdf (322.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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