Repositório Digital

A- A A+

Um estudo de caso sobre as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da criança

.

Um estudo de caso sobre as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da criança

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo de caso sobre as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
Autor Schimidt, Salete Chagas
Orientador Rapkiewicz, Clevi Elena
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Criança
Desenvolvimento cognitivo
Educação infantil
Literatura infantil
Recreação
Teatro infantil
Técnicas didáticas
Resumo A infância é a fase em que o ser humano apresenta as maiores e mais significativas evoluções de seu desenvolvimento, interagindo em diferentes espaços, construindo conhecimentos e formando hábitos para toda vida. A escola infantil, neste contexto, deve perceber sua responsabilidade como espaço socializador e de apoio a estas construções. O presente estudo busca investigar as contribuições da Literatura Infantil no processo de desenvolvimento da criança, tentando compreender a importância de ler e ouvir histórias para crianças, tanto no que tange à construção do conhecimento, quanto sua influência social, cultural e afetiva. Para realização desta pesquisa, foi dada ênfase à utilização dos livros infantis como trabalho pedagógico realizado em sala de aula e o processo de mediação do docente a partir da sistematização dos trabalhos. A pesquisa foi efetuada através do método qualitativo descritivo de observação em sala de aula de Educação Infantil, numa turma de jardim. A partir da observação da turma, dos registros feitos no diário de classe e através das pesquisas aos aportes teóricos, constatou-se que as utilizações dos livros infantis, oferecem grande contribuição ao desenvolvimento infantil, por serem fonte de prazer e ludicidade, oportunizando liberdade de expressão, reflexão e possibilidade de ação criativa, promovendo a socialização e o estreitamento de laços afetivos entre os pares, condição essencial na construção da consciência moral da criança. Além disso, auxiliam no trabalho pedagógico do educador quando planejados com atenção especial ao ambiente, as necessidades dos ouvintes, com respeito ao texto e ao contexto infantil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36671
Arquivos Descrição Formato
000818137.pdf (1.011Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.