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dc.contributor.advisorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorMacagnan, Lari Heitorpt_BR
dc.date.accessioned2012-01-19T01:20:41Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36679pt_BR
dc.description.abstractDe acordo com Fernandes (1996), o tema Qualidade de Vida no Trabalho tem se tornado preocupação frequente entre as empresas que buscam competir em mercados crescentemente globalizados. O material humano das organizações é o seu diferencial, além de ser o agente responsável pelo êxito nos negócios. Nesta relação, ter funcionários satisfeitos e motivados é uma questão de competitividade. O presente estudo teve como objetivo descrever o programa de Qualidade de Vida no Trabalho aplicado pelo Banco X, aos funcionários da área de engenharia e arquitetura do Centro de Serviços e Logística no RS, levantando como os funcionários avaliam as ações e identificando os fatores positivos e negativos dos conceitos propostos pelo modelo de Walton (1973). Em estudo de caso, com coleta de dados através de questionário aplicado a vinte analistas de engenharia e arquitetura, foram levantados elementos que, após tratados por técnicas estatísticas, originaram resultados de natureza quantitativa. A partir da análise destes elementos, utilizando como base a literatura existente sobre o tema, foi possível identificar o grau de compatibilidade dos objetivos do programa para com as expectativas e anseios dos funcionários da área. Foram verificados os conceitos mais destacados ligados a Qualidade de Vida no Trabalho na área estudada. Compensação Justa e Adequada, seguida por Condições de Trabalho e Oportunidade de Crescimento e Segurança foram os conceitos que apresentaram maior descontentamento entre os respondentes. As melhores avaliações foram para os conceitos Uso e Desenvolvimento de Capacidades e Relevância Social do Trabalho na Vida. Através da identificação dos fatores que medem o grau de Qualidade de Vida no Trabalho e que podem afetar a qualidade dos serviços prestados pelos seus colaboradores, seja de forma positiva ou negativa no âmbito organizacional, as empresas podem tomar as medidas e ações que acharem mais adequadas para estabelecer um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso entre patrões e empregados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.titlePrograma de qualidade de vida no trabalho : percepção da área de engenharia e arquitetura do Banco Xpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000791896pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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