Repositório Digital

A- A A+

A importância do marketing pessoal e político na carreira política

.

A importância do marketing pessoal e político na carreira política

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância do marketing pessoal e político na carreira política
Autor Vilarino, Agenor Junior
Orientador Padula, Antonio Domingos
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Carreira política
Marketing pessoal
Políticos
Resumo A finalidade deste trabalho acadêmico é mostrar a importância do marketing pessoal e do marketing político na carreira e campanha eleitoral para os candidatos a cargos políticos no município de Lagoa Vermelha – RS, e verificar como o eleitorado deste município percebe isso. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica na área de marketing. Após foi aplicada uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas em profundidade, a cinco candidatos eleitos e a cinco candidatos que não se elegeram para os cargos de vereador, prefeito e deputado estadual com domicílio eleitoral em Lagoa Vermelha – RS. Logo em seguida, foi feita uma pesquisa quantitativa, através de questionários aplicados a cem eleitores da mesma cidade. De posse das informações coletadas nas duas etapas foi efetivada a análise de conteúdo na primeira etapa, onde ficou evidenciada a falta de profissionalismo na carreira política, pois embora os entrevistados demostrem certo conhecimento de marketing pessoal e do marketing político, não os transforma em ações, impossibilitando assim que esta importantíssima ferramenta venha ajudar em suas campanhas eleitorais e carreira política. Já na segunda etapa os dados foram tabulados e apresentados em forma de tabelas e gráficos, onde se destacou a percepção dos eleitores quanto à importância do candidato saber se comunicar, das campanhas eleitorais no rádio e televisão e dos debates políticos, outro fator que chama a atenção é que a medida que os anos passam os eleitores tendem a esquecer em quem votaram, demonstrando assim que o marketing pessoal e político esta falho. Posteriormente foram apresentadas sugestões que podem interessar a futuros candidatos a cargos eletivos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36683
Arquivos Descrição Formato
000818631.pdf (1.641Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.