Repositório Digital

A- A A+

Terceirização e rotatividade de mão de obra : um estudo em uma empresa de serviços na área de limpeza e conservação

.

Terceirização e rotatividade de mão de obra : um estudo em uma empresa de serviços na área de limpeza e conservação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Terceirização e rotatividade de mão de obra : um estudo em uma empresa de serviços na área de limpeza e conservação
Autor Bertolini, Duarte
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Co-orientador Gudolle, Lucas Socoloski
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Gestão de pessoas
Rotatividade de mão-de-obra
Seleção de pessoal
Terceirização
Resumo Este trabalho é um estudo de caso, sobre as particularidades e os índices de demissões ocorridos em duas operações similares de uma empresa de terceirização de serviços, em atividade no Estado do Rio Grande do Sul, no período entre setembro e dezembro de 2010. Tem como objetivo geral identificar as razões que determinaram índices de demissões muito diversos em dois projetos similares mantidos pela mesma empresa prestadora (Beta), em clientes contratantes (Empresa X e Empresa Y) com atividades similares (Shopping Center). Para atingir este objetivo, foi realizada uma entrevista com a psicóloga responsável pela área de Recursos Humanos da empresa Beta, na filial de Porto Alegre, visando obter os dados sobre as demissões em cada projeto, informações sobre perfil dos funcionários demitidos (quantos foram, sua escolaridade, tempo de empresa, remuneração, canais de contato, entre outras), além da visão da empresa, através de seu representante da área de gestão de pessoas, sobre os motivos e ou causas dos números. Esta entrevista permitiu obter dados que foram utilizados, posteriormente, para comparar e analisar com os dados obtidos nas entrevistas com os funcionários demitidos. Também foram realizadas 29 (vinte e nove) entrevistas com funcionários demitidos, objetivando obter dados sobre as motivações para as demissões a pedido (iniciativa do funcionário) e a visão sobre a motivação da empresa para as demissões de sua iniciativa. Os resultados obtidos fornecem subsídios para o entendimento das motivações das demissões neste ramo de atividade e informações que possam contribuir para a diminuição dos índices de rotatividade de mão de obra, mostrando, por exemplo, a importância no cumprimento de compromissos básicos como sendo tão ou mais impactantes que ações de recompensas adicionais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36707
Arquivos Descrição Formato
000791358.pdf (284.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.