Repositório Digital

A- A A+

Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS

.

Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS
Autor Bittencourt, Geraldo Passos
Orientador Costa, Silvia Generali da
Co-orientador Souza Júnior, Roberto Tadeu de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Ensino à distância
Evasão escolar : Ensino superior
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração.
Resumo Este estudo objetivou verificar quais os principais fatores que contribuíram para a evasão de alunos no curso de administração, modalidade a distância, realizado pela UFRGS em parceria com a UAB, com mais de 630 (100%) alunos matriculados. O método utilizado foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa e características exploratórias. Foram coletados dados secundários referentes a informações dos alunos junto a Secretaria da IES, bem como através de entrevistas. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas seguindo um roteiro pré-estabelecido. O número de indivíduos participantes da pesquisa foi definido entre 10 e 15 alunos dentro do Pólo da Capital Gaúcha. Chegou-se a uma população de 189 (30%) alunos evadidos. Destes, 66 (10,48%) alunos abandonaram o curso no Pólo de Porto Alegre. Onze (5,82%) acadêmicos evadidos do Pólo da Capital foram entrevistados, tendo sidos escolhidos aleatoriamente. Os principais motivos de evasão levantados na revisão teórica foram ratificados na análise de conteúdo, apontando que os motivos 'falta de adaptação', 'falta de organização' e 'falta de tempo' seriam os principais motivos de evasão para o grupo estudado. Foi apontado também que a „falta de adaptação‟ e a „falta de tempo‟ estariam diretamente ligados com a desorganização e falta de planejamento dos acadêmicos, tendo sido sugeridos aspectos a serem observados pelas IES para uma maior retenção dos alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36710
Arquivos Descrição Formato
000791474.pdf (955.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.