Repositório Digital

A- A A+

Coeficiente de correlação intraclasse : comparação entre métodos de estimação clássico e bayesianos

.

Coeficiente de correlação intraclasse : comparação entre métodos de estimação clássico e bayesianos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Coeficiente de correlação intraclasse : comparação entre métodos de estimação clássico e bayesianos
Autor Laureano, Greice Helen da Costa
Orientador Torman, Vanessa Bielefeldt Leotti
Co-orientador Castro, Stela Maris de Jezus
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
Assunto Coeficiente de correlação intraclasse
Método de estimação
Resumo O coeficiente de correlação intraclasse (Intraclass correlation coefficient - ICC) é uma das ferramentas estatísticas mais utilizadas para a mensuração da confiabilidade de medidas. Ele pode ser utilizado na mensuração da homogeneidade de duas ou mais medidas e é interpretado como a medida da proporção da variabilidade total atribuída ao objeto medido. O ICC é calculado com base em uma razão de variâncias e nem sempre os métodos clássicos são capazes de estimar estes componentes, uma vez que se podem obter estimativas negativas dos componentes de variância. Portanto se torna interessante comparálos com os métodos bayesianos, nos quais se a priori for corretamente estabelecida e as posteriores corretamente avaliadas, é impossível de se obter estimativas negativas de variância. Com o objetivo de identificar qual a melhor forma de estimarmos o ICC foram comparados os métodos inferenciais clássico e bayesianos em quatro cenários distintos através de simulação. Utilizaram-se dois métodos para aproximar as posteriores de interesse: aproximação de Laplace (INLA) e simulação Monte Carlo via cadeias de Markov (MCMC). Concluiu-se que os métodos clássico e bayesianos INLA e MCMC são precisos nas estimativas dos ICC’s, destacando-se o método INLA.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36714
Arquivos Descrição Formato
000818152.pdf (481.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.