Repositório Digital

A- A A+

Projetos de aprendizagem e o uso de tecnologias com crianças de seis anos

.

Projetos de aprendizagem e o uso de tecnologias com crianças de seis anos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Projetos de aprendizagem e o uso de tecnologias com crianças de seis anos
Autor Kaufmann, Isabel Cristina
Orientador Bombassaro, Luiz Carlos
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Idade pré-escolar
Tecnologia educacional
[en] Autonomy
[en] Learning
[en] Project learning
[en] Technology
Resumo Muito se tem discutido sobre o uso das tecnologias na sala de aula, e o trabalho com projetos de aprendizagem no espaço escolar. Neste trabalho, o aluno passa a ser o centro do processo educacional e o conhecimento se dá na ação e interação entre o sujeito e o objeto e entre os sujeitos. A proposta não está mais assentada nos conteúdos, mas nas indagações e nas problematizações que o aluno possa vir a construir a partir da pedagogia da incerteza, cujo principais teóricos são: Paulo Freire e Jean Piaget. O professor não é mais aquele que detêm o conhecimento, mas um sujeito mediador que, valoriza a autonomia do educando e seus saberes. O uso das tecnologias em sala de aula, por sua vez, deve proporcionar uma maior interatividade, cooperação entre os sujeitos, tornando as aulas mais atraentes, dinâmicas e interessantes, ou seja, enriquecendo ainda mais as aulas e promovendo a aprendizagem tanto de alunos como de professores. Neste sentido o objetivo da presente monografia é discutir novas metodologias e recursos que possam ser utilizados com crianças ainda em fase inicial de alfabetização. Para isso, o educador deve estar atento à realidade de seus educandos e, principalmente, estar ciente de que não é a tecnologia em si que causa a aprendizagem, mas a maneira como alunos e professores interagem com ela.
Abstract Much has been discussed about the use of technology in the classroom, as well as work on projects for learning in school, because this proposal, the student becomes the center of the educational process and knowledge is achieved in action and interaction between the subject and object and between subjects. The proposal is no longer seated in the content, but an questions and concerns that students may come to build on the pedagogy of uncertainty, with the main theoretical FREIRE AND PIAGET. The teacher is no longer the one who have the knowledge, but a mediator of this subject, highlighting the autonomy of the learner and knowledge. As the use of technology in the classroom that provide interactivity, cooperation and make the lessons engaging, dynamic and interesting, further enriching the teaching and promoting learning of both students and teachers. In this sense the purpose of this monograph is to discuss new methodologies and resources with children still in early stages of literacy, learning projects and the use of technologies. Only every educator should be aware of the reality of their children and especially be aware that is not technology iself that causes learning, but the manner in which students and teachers interact with it.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36721
Arquivos Descrição Formato
000818375.pdf (620.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.