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Uma análise da gestão de desempenho por competências à luz do balanced scorecard na agência do Banco X de Lavras do Sul

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Uma análise da gestão de desempenho por competências à luz do balanced scorecard na agência do Banco X de Lavras do Sul

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Título Uma análise da gestão de desempenho por competências à luz do balanced scorecard na agência do Banco X de Lavras do Sul
Autor Cravo, Michel
Orientador Santos, Eduardo Ribas
Co-orientador Bossle, Marilia Bonzanini
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Avaliação de desempenho
Gestão de desempenho por competências
Planejamento estratégico
Resumo O presente estudo tem como objetivo avaliar a percepção dos funcionários da agência do Banco X de Lavras do Sul acerca da aplicação do modelo de gestão de desempenho por competências. O interesse na construção do trabalho decorre da necessidade e dependência de indicadores de desempenho na agência para garantir a evolução contínua em moldes definidos pela própria organização. A avaliação de desempenho vem sendo utilizada formalmente pela organização do Banco X há mais de 40 anos. O novo modelo tornou o processo mais democrático, possibilitando uma maior participação dos funcionários estimulando o autodesenvolvimento dos funcionários ao integrar opções de capacitação com temas vinculados às competências avaliadas. A GDC integra num único modelo a Gestão por Competências e a Avaliação de desempenho por Múltiplas Fontes e o Balanced Scorecard (BSC). O BSC juntamente com o planejamento estratégico complementa a base da literatura referenciada. A abordagem utilizada foi o estudo de caso realizado mediante dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados em pesquisa de campo na qual se utilizou um questionário composto por dez assertivas. Os dados secundários foram coletados em livros, artigos, publicações, documentos, internet e no banco de dados da própria organização bancária. O questionário derivou da revisão da literatura sobre o assunto e da identificação de problemas na implantação da GDC na agência do Banco X de Lavras do Sul. De modo geral, os funcionários manifestaram percepções negativas quanto ao sistema de avaliação de desempenho aplicado na agência, contudo positivas quanto ao planejamento estratégico.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36738
Arquivos Descrição Formato
000792582.pdf (209.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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