Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBiazus, Maria Cristina Villanovapt_BR
dc.contributor.authorBocklage, Clarissa de Moraespt_BR
dc.date.accessioned2012-01-20T01:20:50Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36785pt_BR
dc.description.abstractNa vida contemporânea, saber-se quem se é tornou-se um fenômeno complexo. A sociedade está calcada em comportamentos estereotipados e pré-fabricados. Esse trabalho objetiva refletir sobre algumas questões sobre como a arte pode contribuir para uma melhor compreensão dos processos da construção da identidade. Percebe-se que os jovens de hoje não encontram referências pedagógicas para construir sua caminhada escolar e acredita-se que as artes visuais, por sua natureza estético-autoral, podem possibilitar um encontro do indivíduo consigo mesmo. Este estudo, realizado com uma turma de quinta e outra de oitava série da Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank, está calcado na intersecção da experiência pedagógica do estágio curricular com a reflexão ativo-teórica sobre o processo percorrido, enfatizando a questão da identidade tendo como base teórica principal as ideias de Zygmunt Bauman. Para isso, foi criada uma estratégia de ação que englobasse a presente reflexão escrita com a atuação docente, que consistiu em uma atividade escrita aliada a uma expressão plástica proposta no início e no final do percurso pedagógico, visando registrar as concepções existentes acerca da arte e da auto-percepção dos alunos. A ideia foi verificar se a atuação docente poderia surtir algum tipo de modificação nestas concepções. Como principais resultados dessa investigação, observou-se que os alunos puderam alcançar um maior refinamento em sua auto-percepção e na concepção de arte, bem como em suas expressões plásticas. Tais resultados são registrados aqui em detalhes.pt_BR
dc.description.abstractIn contemporary life, knowing who you are has became a complex phenomenon. The society is steeped in stereotypes and prefabricated behaviors. This work aims to reflect on some questions about how art can contribute to a better understanding of identity processes. It is noticed that the youth of today do not find pedagogical references to build its school walk and it is believed that the visual arts, by their nature esthetic and autorship, can enable an encounter with oneself. This study, conducted whit a group of a fifth and an eighth grades of the High School Anne Frank, hinges on the intersection of the curricular teaching experience with the active theoretical reflection on the process covered, emphasizing the question of identity based on the main theoretical ideas of Zygmunt Bauman. For this, we create an action plan encompassing this written reflection with teacher performance, which consisted of a written activity combined with an artistic expression proposed in the beginning and end of the course teaching in order to register the existing conceptions about art and self-perception of the students. The idea was to determine whether the action could make some kind of modification in these views. In the main results of this investigation, we found that the students were able to reach a greater refinement in their self-perception and conception of art including in their plastic expressions. These results are recorded here in detail.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArten
dc.subjectArte : Processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLearning pathwayen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogical processen
dc.titleArte e identidade : uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000818837pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples