Repositório Digital

A- A A+

Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação

.

Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação
Autor Jahn, Andrea Craveiro
Orientador Barreto, Umbelina Maria Duarte
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Assunto Arte : Criacao
Arte : Ensino
Desenho de observação
Percepcao : Arte
[en] Creative expression
[en] Design of observation
[en] Knowledge
[en] Perception
Resumo Este trabalho propõe evidenciar a importância da utilização do desenho de observação para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que através da observação pode-se exercitar o olhar, e através do desenho, pode-se articular o visível/ sensível de uma forma tornando-a inteligível. Através de relatos e descrições de exercícios se estará compondo um instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de arte para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de desenhar necessário aos alunos na aula de artes. Afirma-se a importância de se trabalhar o processo criador do aluno, de maneira que o conhecimento seja adquirido de forma envolvente, a partir de propostas de aula que criem situações de aprendizagem articuladas com os conteúdos curriculares, que possibilitem o aluno aprender os conteúdos disciplinares, observando, comparando, reconhecendo, calculando, discutindo, definindo idéias, enfim, tornando o aluno capaz de reconhecer suas habilidades e posicionar-se confiante diante de cada desafio proposto no universo escolar e que irá refletir na sua postura diante do mundo.
Abstract This paper proposes to highlight the importance of using the design of observation for the development of creative expression in the student's regular school practices in the classroom, from experiments carried out in supervised teaching internship. The text is developed through observation confirming that you can work out the look, and by design, can articulate the visible / sensitive in a way making it intelligible. Through anecdotes and descriptions of exercises will be writing a tool that can be used by the art teacher for the development of artistic learning, as well as to rescue the pleasure of drawing required for students in art class. Affirm the importance of work the student's creative process, so that knowledge is acquired so engaging, from proposals to create classroom learning situations with articulated curricula that enable students to learn the subject content , observing, comparing, recognizing, calculating, discussing, defining ideas, in short, making the student able to recognize their skills and position themselves confidently in front of each challenge proposed in the school environment and that will reflect in their attitude toward the world.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36803
Arquivos Descrição Formato
000818417.pdf (16.41Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.