Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarreto, Umbelina Maria Duartept_BR
dc.contributor.authorJahn, Andrea Craveiropt_BR
dc.date.accessioned2012-01-20T01:21:15Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36803pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe evidenciar a importância da utilização do desenho de observação para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que através da observação pode-se exercitar o olhar, e através do desenho, pode-se articular o visível/ sensível de uma forma tornando-a inteligível. Através de relatos e descrições de exercícios se estará compondo um instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de arte para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de desenhar necessário aos alunos na aula de artes. Afirma-se a importância de se trabalhar o processo criador do aluno, de maneira que o conhecimento seja adquirido de forma envolvente, a partir de propostas de aula que criem situações de aprendizagem articuladas com os conteúdos curriculares, que possibilitem o aluno aprender os conteúdos disciplinares, observando, comparando, reconhecendo, calculando, discutindo, definindo idéias, enfim, tornando o aluno capaz de reconhecer suas habilidades e posicionar-se confiante diante de cada desafio proposto no universo escolar e que irá refletir na sua postura diante do mundo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes to highlight the importance of using the design of observation for the development of creative expression in the student's regular school practices in the classroom, from experiments carried out in supervised teaching internship. The text is developed through observation confirming that you can work out the look, and by design, can articulate the visible / sensitive in a way making it intelligible. Through anecdotes and descriptions of exercises will be writing a tool that can be used by the art teacher for the development of artistic learning, as well as to rescue the pleasure of drawing required for students in art class. Affirm the importance of work the student's creative process, so that knowledge is acquired so engaging, from proposals to create classroom learning situations with articulated curricula that enable students to learn the subject content , observing, comparing, recognizing, calculating, discussing, defining ideas, in short, making the student able to recognize their skills and position themselves confidently in front of each challenge proposed in the school environment and that will reflect in their attitude toward the world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign of observationen
dc.subjectArte : Ensinopt_BR
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectPercepcao : Artept_BR
dc.subjectCreative expressionen
dc.subjectDesenho de observaçãopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectArte : Criacaopt_BR
dc.titleSobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000818417pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples