Repositório Digital

A- A A+

Obras de arte propositivas e sensoriais : instigando a fruição e a experiência artístico-estética em situações de ensino-aprendizagem

.

Obras de arte propositivas e sensoriais : instigando a fruição e a experiência artístico-estética em situações de ensino-aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Obras de arte propositivas e sensoriais : instigando a fruição e a experiência artístico-estética em situações de ensino-aprendizagem
Autor Göttems, Camila
Orientador Hofstaetter, Andrea
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Assunto Arte : Ensino
Arte : Estetica
Obras de arte
[en] Experience
[en] Purposeful jobs
[en] School of visual arts
[en] Sensory
Resumo Este trabalho visa apresentar uma pesquisa de caráter teórico articulada com a prática docente desenvolvida durante o estágio curricular. Busca refletir sobre formas de estabelecer a fruição e a experiência nas aulas de artes, tendo como referenciais artísticos obras de arte que possuem características ligadas a exploração da sensorialidade, manipulação e interação direta com o fruidor, sendo aqui designadas como obras propositivas e sensoriais. As obras apresentadas, com este enfoque, são dos artistas: Lygia Clark, Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Amélia Toledo e Cildo Meireles. Além de discorrer sobre a expressão obras propositivas e sensoriais, aborda os conceitos de fruição e de arte como experiência dentro do campo artístico e do campo da educação. A reflexão teórica sobre a fruição e sobre questões metodológicas para o ensino de arte está apoiada nos textos de Ana Mae Barbosa, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nos Referenciais Curriculares para a educação básica do Rio Grande do Sul, enquanto que os textos de John Dewey e Jorge Larrosa são os principais referenciais para questões ligadas à experiência.
Abstract The aim of this work is to show a theoretical research combined with a teaching practice that was developed during a curriculum internship. It´s a meditation on ways to establish fruition and the art class experience, using as artistic references works of art with sensorial exploration capabilities, manipulation and direct interaction with the spectator, named here as purposeful and sensory jobs. The work presented here, with this aim, are from the artists: Lygia Clark,Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Amélia Toledo and Cildo Meireles. Besides the approach on the expression of the purposeful and sensory jobs, it addresses the concepts of fruition and art as an experience inside the artistic and educational field. The theoretical reflection on fruition and about methodological questions for the teaching of art is based on the work of Ana Mae Barbosa, in the National Curriculum Parameters and in the Curriculum References for basic education in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Meanwhile, the job of John Dewey and Jorge Larrosa are the main references to support issues about the experience.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36804
Arquivos Descrição Formato
000818422.pdf (1.459Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.