Repositório Digital

A- A A+

Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem

.

Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem
Autor Caetano, Karen Cardoso
Orientador Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
Data 2005
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Informática Aplicada à Educação.
Assunto Computador na educação
Enfermagem
Estágio
Informática na educação
Software educacional
Tomada de decisão
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem.
Resumo A presente monografia é o planejamento de um aplicativo educacional digital, no formato de histórias em quadrinhos, tendo como conteúdo do aprendizado situações encontradas pelo aluno de Enfermagem durante sua vivência no campo de estágio. A tomada de decisão é um dos aspectos de suma importância para o desenvolvimento das atividades profissionais do Enfermeiro, envolvendo decisões na assistência, relacionamento com pessoas, disponibilização de recursos humanos e materiais. Na graduação em Enfermagem o ensino dos aspectos teóricos da tomada de decisão estão ligados a diversos aspectos da rotina do Enfermeiro, e permeiam toda a sua formação. Tomando por base teórica Piaget e a sua visão sobre os mecanismos que as atividades lúdicas desencadeiam no indivíduo, o significado do lúdico, e a forma com que as atividades lúdicas podem promover o aprendizado, o aplicativo educacional foi planejada e idealizada sob o formato de quadrinhos digitais. O público alvo para o uso deste aplicativo seriam os alunos do 3o semestre do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, cursando a disciplina de Administração I. A metodologia para desenvolvimento da ferramenta segue as seguintes etapas: delimitação do problema, proposta dos objetivos, delimitação do público alvo, busca e seleção do conteúdo da aplicação e do embasamento teórico, escolha da metodologia, escolha dos recursos e mídias utilizadas, criação do roteiro baseado nas vivências dos alunos de uma universidade pública, criação do Storyboard, construção de protótipo da aplicação educacional. Á partir da construção do protótipo planejado, espera-se auxiliar o aluno na tomada de decisão, e na análise crítica do contexto das situações propostas, utilizando os aspectos teóricos de resolução de problemas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/36806
Arquivos Descrição Formato
000486927.pdf (184.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.