Repositório Digital

A- A A+

Análise da adoção de TI em MPE`s : estudos de caso no varejo

.

Análise da adoção de TI em MPE`s : estudos de caso no varejo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da adoção de TI em MPE`s : estudos de caso no varejo
Autor Oliveira, Alan Delgado de
Orientador Macada, Antonio Carlos Gastaud
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Informatização : Sociedade
Tecnologia : Informacao
Resumo As pressões externas (concorrência, governo) e as exigências do negócio (eficiência operacional) estão levando as MPEs a se tornarem mais competitivas para conseguirem permanecer no mercado, conforme pesquisas nas áreas de Adoção de tecnologia da informação (TI) e de impacto da TI. Os sistemas de informação (SI) estão sendo utilizados, também, em resposta a demandas do mercado como suporte à otimização das operações, à redução de custos, e à transformação de processos. Todavia, adotar a tecnologia de informação (TI) sem planejamento e sem objetivos, somente por causa da concorrência pode ser ineficaz, ou seja, pode não trazer os benefícios esperados. Por isso, no presente estudo buscou-se analisar o processo de informatização de TI nas MPEs. O trabalho identifica as etapas que compõem o processo de adoção de TI a partir da fundamentação teórica e do levantamento em duas MPEs do setor de varejo: Análise de Ambiente, Fatores de Adoção, Alinhamento Estratégico da TI, Projeto de Arquitetura de Informação, Projeto de Infraestrutura e Projeto de Implantação. Percebeu-se que a adoção dos elementos dessas etapas do processo foi de fato efetivada pelos pequenos empreendedores, que adequaram algumas características dessa metodologia à realidade do seu negócio. Concluiu-se também que planejamentos rápidos e utilização de modelos de acordo com a possibilidade, adoção de SI e de TI dirigida a resultados, implantação de sistemas que ofereçam suporte aos gestores, e que estejam devidamente adaptados às rotinas dos colaboradores, e conscientização da equipe de trabalho quanto à importância da adoção da TI são medidas que podem agregar valor ao processo de informatização, assim como dirigi-lo de modo que os resultados atendam às expectativas dos pequenos empreendedores com relação à TI. Espera-se que este estudo possa oferecer suporte aos micro e pequenos empresários no uso efetivo da TI.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36850
Arquivos Descrição Formato
000819114.pdf (2.228Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.