Repositório Digital

A- A A+

Análise de coberturas de teste para extração de modelos de comportamento

.

Análise de coberturas de teste para extração de modelos de comportamento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise de coberturas de teste para extração de modelos de comportamento
Autor Siqueira, Carlos Eduardo
Orientador Duarte, Lucio Mauro
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Desenvolvimento : Software
Modelos probabilisticos
[en] Behaviour model extraction
[en] Model checking
[en] Testing coverage criteria
Resumo O presente trabalho foi realizado considerando-se a importância de Testes de Software e a Extração de Modelos de Comportamento em áreas como a Engenharia de Software. Especificamente, focou-se na extração de modelos a partir de código pré-existente, buscando alcançar o modelo de comportamento mais completo para os códigos tratados. A metodologia adotada abrange a geração casos de testes para atender cinco diferentes critérios de cobertura de teste, a análise estática e dinâmica de códigos pré-existentes, a instrumentação desses códigos, a extração dos modelos de comportamento e a análise estrutural e observacional dos modelos gerados. Como resultado final, foi identificado um critério de cobertura de testes que, apesar de possuir um conjunto de casos de testes maior que os demais, gera os modelos mais completos em relação aos demais para os sistemas estudados.
Abstract The present work was developed considering the importance of Software Testing and Behaviour Model Extraction in areas such as Software Engineering. Specifically, it was focused on model extraction from existing code seeking to achieve the most complete model for some sample codes. The methodology includes generating test cases to attend five different testing coverage criteria, static and dynamic analysis of pre-existing code, the instrumentation of these codes, the extraction of behaviour models and observational and structural analysis of the generated models. As a final result, it was identified a criterion for testing coverage that, despite having a set of test cases larger than the others, generates most complete models for the discussed systems.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36851
Arquivos Descrição Formato
000819116.pdf (1.388Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.