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dc.contributor.advisorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorZamberlan, Daniela Mesquitapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-25T01:20:03Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36853pt_BR
dc.description.abstractEm Educação a Distância, ferramentas de grande importância são os Ambientes Virtuais de Aprendizado, sendo que, nesse cenário, o Moodle é uma das ferramentas que mais tem se destacado. Uma das formas mais importantes de interação com o Ambiente Virtual de Aprendizado é o fórum de discussão, onde os alunos podem enviar suas dúvidas para que sejam respondidas por outros alunos ou pelo professor. Conforme o número de usuários e mensagens enviados ao fórum cresce, mais difícil se torna verificar se uma dúvida já foi solucionada. Além disso, o encaminhamento de mensagens semelhantes faz com que os professores, tutores e alunos tenham que responder diversas vezes as mesmas dúvidas. Com o objetivo de minimizar esse problema, neste trabalho é proposta uma ferramenta de recomendação de mensagens para o fórum do Moodle, utilizando técnicas de Sistemas de Recomendação. Tal ferramenta visa recomendar aos usuários do fórum mensagens semelhantes à mensagem que eles estão enviando. Dessa forma, as dúvidas podem ser solucionadas antes mesmo de serem enviadas ao fórum, poupando tempo e trabalho dos usuários para resolver dúvidas que já foram respondidas. Para isso, foi utilizada a técnica conhecida por Filtragem Baseada em Conteúdo, além da medida de similaridade Cosine para determinar o quanto as mensagens estão relacionadas. O documento também apresenta diferentes técnicas utilizadas em Sistemas de Recomendação, além de descrever o Moodle e explicar como um novo módulo pode ser criado para tal ambiente. A ferramenta proposta é detalhada e testada com o intuito de validar seu funcionamento.pt_BR
dc.description.abstractIn Distance Education, tools of great importance are the Virtual Learning Environments and, in this scenario, Moodle is one tool that has most distinguished itself. One of the most important ways of interacting with the Virtual Learning Environment is the discussion forum, where the students can send their doubts to be answered by other students or by the teacher. As the number of users and messages sent to the forum grow, more difficult it becomes to check whether a doubt is already answered. In addition, the sending of similar messages makes the teachers, tutors and students have to answer the same questions several times. With the purpose of minimizing this problem, this work proposes a tool for recommending messages to the Moodle’s forum, using techniques of Recommender Systems. This tool aims to recommend to Moodles’s forum users messages similar to the ones they are sending. In this way, the doubts can be resolved before they are sent to the forum, saving time and effort of users to answer questions that are already answered. For this, the technique known as Content-Based Filtering was used, together with the Cosine similarity measure, to determine how the messages are related. The document also presents different techniques used in Recommender Systems, as well as a description of Moodle and a explanation of the creation of a new module to this environment. The proposed tool is detailed and tested in order to validate its operation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformática : Educaçãopt_BR
dc.subjectRecommender systemsen
dc.subjectContent-based filteringen
dc.subjectRecuperacao : Informacaopt_BR
dc.subjectMoodleen
dc.subjectDistance educationen
dc.titleRecomendação de mensagens no fórum do moodlept_BR
dc.title.alternativeRecommendation of messages in the moodle’s forum en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819120pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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